Argélia promove semana cultural no Brasil

Dom, 17/11/2013 - 22:28
Este mês, as cidades de Brasília e São Paulo irão receber a Semana da Argélia no Brasil. O evento ocorre de 16 a 25 na capital federal e de 25 a 28 na capital paulista, com exposições fotográficas e shows musicais. “O objetivo é mostrar a cultura argelina. É a primeira mostra do gênero e a estamos organizando por causa da celebração dos 50 anos da independência [da Argélia]”, explica Djamel Bennaoum, embaixador argelino em Brasília. O evento é organizado pela embaixada e pelo Ministério da Cultura da Argélia, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Bennaoum diz que a exposição ocorre no Brasil devido aos laços de cooperação e de amizade entre os dois países. “É para que o público brasileiro conheça um pouco da cultura argelina. Escolhemos Brasília por ser a capital federal e São Paulo por haver muito interesse em cultura”, afirma.

A semana será aberta em Brasília com a exposição “Argélia em imagens”, no Teatro Nacional. “A exposição de fotografias traz grandes fotógrafos argelinos que mostram partes do tesouro da natureza e do turismo da Argélia”, destaca o embaixador. Quem visitar a mostra vai poder conferir as imagens feitas por Ryad Guelmaoui, Samir Abchiche e Nadia Feroukhi.

Nos dias 20 e 21, o público brasiliense poderá assistir aos shows de Anissa Bensalah, Djmawi Africa e El Ferda. O destaque destas apresentações é a cantora Anissa, filha de mãe brasileira. “Ela canta em árabe e português”, conta Bennaoum. “Os outros grupos são muito conhecidos [na Argélia]. Eles têm um ritmo de dança africano que deve agradar ao público brasileiro”, avalia.

Em São Paulo, a exposição de imagens e os shows acontecem no Club Homs, na Avenida Paulista. As apresentações musicais ocorrem nos dias 26 e 27. Toda a programação da semana argelina é gratuita.

Serviço:

Semana da Argélia no Brasil

Brasília
De 16 a 25 de novembro
Local: Teatro Nacional
Exposição “Argélia em imagens”
Aberta ao público das 09 às 20 horas
Shows: dias 20 e 21, às 19 horas
Endereço: Setor Cultural Norte s/n, Via N2, Asa Norte

São Paulo
De 25 a 28 de novembro
Local: Club Homs
Exposição “Argélia em imagens” e shows nos dias 26 e 27 de novembro
Ainda sem horários definidos. Mais informações pelo telefone (11) 3289-4088
Endereço: Av. Paulista, 735

Entrada gratuita