Arte brasileira no Líbano

Qui, 18/02/2016 - 01:28
Ligado ao mundo das artes desde a infância, o paulistano Tarek Mourad não se atém somente a um tipo de trabalho. Ele desenha, pinta, faz gravuras, esculturas e fotografa. Pessoas anônimas são sua principal inspiração, seja no Brasil ou no Líbano, país em que mora há dois anos.

“Me dedico à arte. Não vejo a fotografia, a pintura ou a escultura sozinhas. Elas não são linguagens diferentes. Me esforço para usar quantas mídias eu puder”, destaca o artista. Mourad passou quase a vida toda no Brasil. Por alguns anos, na década de 90, se mudou para o Líbano, para estudar design publicitário. Agora, resolveu voltar ao país de sua família e se estabeleceu em Beirute.

Ele diz não saber quantas obras já produziu. Conta que desenhos se transformam em pinturas e que estas podem evoluir para uma escultura. A inspiração vem e um novo trabalho é desenvolvido.

E de onde vem a inspiração? “Pode ser de um sonho ou de uma nova cara anônima na rua”, diz. Os rostos anônimos, aliás, já lhe renderam duas exposições: Caras Anônimas e Caras de São Paulo, ambas com fotografias de pessoas desconhecidas, muitas delas moradoras de rua.

Como um brasileiro de origem libanesa, Mourad usa os contrastes das duas culturas em seu trabalho. “No Líbano, as pessoas que moram nas ruas são sírios, paquistaneses, filipinos, beduínos. É difícil achar uma pessoa morando na rua que seja libanesa. No Brasil, quem mora na rua são os brasileiros”, destaca.

A questão do idoso também é tratada de maneira diferente nos dois países, afirma. “No Líbano, você conta nos dedos as casas de [acolhimento de] idosos. Aqui, o idoso ilumina o lar. É uma honra ter um idoso em casa”, diz Mourad, ao falar sobre as disparidades que usa para compor o seu trabalho.

Para fugir um pouco da dureza da realidade social que encara ao buscar por rostos desconhecidos e ignorados, Mourad também se dedica a pinturas abstratas. “Os abstratos são uma válvula de escape. Meu tema principal são caras anônimas e é um tema muito pesado”, avalia.

O trabalho de Mourad já foi exposto em locais como a Câmara Municipal de Setúbal, em Portugal, na Câmara Municipal de São Paulo e também no Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute. A propósito, os centros culturais são os locais onde o artista mais gosta de mostrar suas obras. “Tenho predileção em expor em centros culturais. Lá, tenho chance de atingir mais pessoas que em uma galeria”, aponta.

A próxima exibição de Caras Anônimas acontece em Paris, na França, a partir do dia 29 de setembro, no espaço Le Pavé d'Orsay. No Líbano, as obras de Mourad podem ser adquiridas nas galerias Artlab (www.art-lab.me) e Saatchi Art (www.saatchiart.com/tarekmourad).

Quem quiser apenas conhecer o trabalho do artista pode acessar o site www.tarekmourad.com.br.