Exposição fotográfica "Vidas Refugiadas" chega ao Rio de Janeiro dia 1º de maio

Ter, 26/04/2016 - 17:12
Publicado em:
A exposição fotográfica "Vidas Refugiadas", focada no cotidiano de oito mulheres refugiadas que vivem no Brasil, será inaugurada no próximo domingo (1º de maio), às 16hs, no Museu da República (Palácio do Catete), no Rio de Janeiro.

Com imagens do fotógrafo Victor Moriyama, a exposição revela as necessidades, os dilemas e as conquistas das mulheres retratadas, apresentando ao público uma oportunidade de reflexão sobre a adaptação das refugiadas à vida no Brasil.

No lançamento da exposição, haverá um debate mediado pela realizadora do projeto, a advogada Gabriela Cunha Ferraz, com a presença de representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil e da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (CARJ). Também participa do debate a refugiada nigeriana Nkechinyere Jonathan, que é uma das mulheres fotografadas para a exposição.

O mais recente perfil sobre a população refugiada no Rio de Janeiro, divulgado recentemente pela CARJ e disponível em http://goo.gl/Oisvp0, revela que as mulheres representam cerca de 31% dos 6.521 refugiados atendidos pela Caritas nos últimos 40 anos. Entre a população atual de solicitantes de refúgio, o percentual de mulheres chega a 50%.  

Seja pelas singulares expressões das fotos em estúdio ou mesmo dos registros das refugiadas em seus respectivos cotidianos, a exposição revela as dificuldades e os problemas enfrentados por elas ao mesmo tempo em que joga luz sobre suas conquistas, seus valores e seus esforços feitos para construir dias melhores no país que as acolheu como refugiadas.

A exposição ficará aberta ao público durante todo o mês de maio, nos jardins do Museu da República, com entrada gratuita e funcionamento das 08h às 17h30, de terça à domingo.

 

Serviço:

Lançamento da exposição fotográfica Vidas Refugiadas no Rio de Janeiro

- Data: dia 01 de maio de 2016

- Horário: 16hs

- Local: Jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153 – Metrô: Catete)

Entrada Gratuita