Série de fotos sobre marroquinos questiona o orientalismo

Qui, 11/02/2016 - 15:53
Publicado em:
A série de fotografias que compuseram a exposição “Os Marroquinos”, de Leila Alaoui, em cartaz até janeiro na Casa Europeia da Fotografia, em Paris, pode ser vista online no site da fotógrafa. Esta foi a última exposição da fotógrafa, que morreu em 15 de janeiro, atingida em um ataque terrorista, na cidade de Ougadougou, em Burkina Faso. Nascida na França e descendente de marroquinos, Leila estava na região para fazer fotos referentes aos direitos das mulheres

"Os marroquinos" é uma série de retratos fotográficos de tamanho natural feitos em um estúdio móvel que percorreu o Marrocos. “Ao invés de ser objetiva, a série adota a subjetividade da minha própria posição, tanto como marroquina nativa como documentarista. Esta posição híbrida é resultado da correção pós-colonial que os artistas contemporâneos globalmente conscientes promovem para contraporem-se à desgastada exotização do Norte de África e do mundo árabe por artistas euro-americanos através da História”, afirmou Leila em seu site.  “O Marrocos tem uma posição específica neste passado de fotógrafos usando a cultura - em particular elementos do traje nativo e arquitetura - para construir as suas próprias fantasias de um "outro" mundo exótico. Fotógrafos estrangeiros muitas vezes retratam os ocidentais no Marrocos quando querem transmitir glamour ou elegância, enquanto enquadram a população local como rústica ou folclórica, reiterando o olhar paternalista do orientalista.” 

 Inspirada pelos retratos de Robert Frank do pós-guerra na América, na série “Os americanos”, Leila viajou pelo Marrocos rural para fotografar mulheres, homens e crianças de diversos grupos étnicos e tribais, incluindo berberes e árabes. Este projeto serve como um arquivo visual das tradições e estética marroquinos que estão desaparecendo com a globalização.