Cinco anos de ICArabe

Qui, 29/04/2010 - 18:43
Publicado em:

Amigos da cultura árabe, que têm trazido aos seus cinco anos de vida o Instituto da Cultura Árabe! Há pouco mais de um ano fui chamado para estar à frente de um grupo de pessoas singulares, que promove e divulga um modo particular de ser brasileiro. Pessoas que amam o país em que vivem, dedicando ao mesmo tempo um amor similar ao país dos pais, e ao país dos avós e bisavós. Pessoas que vêem na brasilidade a predisposição conatural de pertencer não a um país ou a um continente, mas ao mundo. Por estas não pequenas razões é que neste Instituto trabalhamos pela cultura árabe no Brasil pensando nela como a cultura da humanidade como um todo.

São cinco anos de emoção. Aprendemos a apreciar nosso jeito de ser. Trouxemos para mais perto de nossos colegas e vizinhos as notícias do mundo árabe e de sua história fascinante. Demos nossa versão do que têm sido a presença desse povo, desde a antiguidade até os dias atuais; a sua milenar contribuição na história, e particularmente no período mais recente da civilização. Espanha e Portugal (... a Europa), o Oriente mais distante, a África, as Américas, todos tiveram, em alguma das esquinas de seus caminhos, todos tiveram diante de si os árabes.

O ICArabe tem a missão de divulgar a cultura através de ações que implicam organização, empenho, criatividade, mas sobretudo muito amor à camisa. Por isso requer zelo e luta. Requer ação politizada, que leve a refletir sobre preconceitos e opiniões apressadas; ação cultural que aponte para a liberdade do pensamento e para o respeito à diversidade, condições imprescindíveis para uma comunidade feliz e em paz.

É uma alegria pertencer a este Instituto da Cultura Árabe, e um privilégio estar com vocês no novo portal ICArabe. Visitem-nos! Ahla-u-sahla