Brasileiro faz filme sobre futebol palestino

Sex, 02/09/2011 - 09:35
Publicado em:
Na última Copa do Mundo, os palestinos não puderam participar das eliminatórias da competição. Foram impedidos pelos israelenses de viajar. Na Copa de 2014 eles também não estarão. Perderam nas eliminatórias, prejudicados por um dia a dia de atleta que vive em país em conflito, o que inclui dificuldade para construir estádios, restrições de locomoção, entre outras complicações. Essas histórias, dos que tentam jogar futebol na Palestina, vão ser o centro do enredo do filme "Campo da Paz", de iniciativa do brasileiro Gilmar Rodrigues.

"Sempre me interessei pelo Oriente Médio", conta o diretor e roteirista do filme, gaúcho que mora no Rio de Janeiro. O projeto do documentário começou a ser levado adiante há cerca de dois anos e as suas primeiras imagens viraram um curta-metragem que será exibido nesta quinta-feira (01) em um restaurante da capital paulista, em sessão fechada. A ideia é mostrar a apoiadores e imprensa o que já foi feito até agora e poder dar continuidade ao objetivo maior, que é fazer um documentário de longa-metragem. Rodrigues quer estar com o filme pronto em 2012.

O diretor e sua equipe estiveram na Palestina entre outubro e novembro de 2010 e lá formaram um time de futebol, com garotos entre 14 e 17 anos. E é da história da equipe que o filme de Rodrigues trata. De acordo com o diretor, não haverá imagens de conflito no documentário. "Basicamente retratamos as dificuldades do esporte na Palestina, como sinal do que acontece lá. Todos os aspectos [da vida palestina] são marcados pela ocupação", explica o cineasta. O objetivo é falar da questão social e política através do esporte.

A vontade do diretor é trazer o grupo ao Brasil, na Copa de 2014, para amistosos ou para ter uma participação festiva na competição. Possivelmente os meninos do time viagem ao Brasil ainda antes, já que a equipe treina com apoio do Corinthians. O projeto do filme como um todo tem apoio, na Palestina, da Federação Palestina de Futebol e do Ministério dos Esportes, e no Brasil, do Instituto de Cultura Árabe (Icarabe), além da comunidade árabe local.

O curta-metragem tem nove minutos e meio de duração e narração do ator Lázaro Ramos. A equipe de Rodrigues deve voltar à Palestina para fazer novas imagens para o longa-metragem. Além de direção e roteiro de Gilmar Rodrigues, o curta tem produção de Bettine Silveira, coordenação de produção de Hassan Zarif, direção de fotografia de Ding Musa, montagem de Thiago Andries, trilha de B Negão e Rodrigues. A realização é da Txucarramãe Filmes, empresa de Bettine e Rodrigues, e apoio da Palmares Produções.

Fonte: Isaura Daniel - Anba