ICArabe marca presença no Festival LatinArab, na Argentina

Sex, 25/10/2013 - 12:08
Publicado em:
O ICArabe participará do LatinArab International Film Festival (LAIFF), realizado em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 1 e 11 de novembro, pela Cine Fértil, parceira do Instituto na 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Em sua terceira edição, o festival visa a promover o diálogo entre os cinemas árabe e latino-americano, apresentando obras, profissionais renomados e novos cineastas. Este ano, a mostra inaugura a categoria “País convidado de honra”, com uma seleção de obras do cinema libanês.
 
Geraldo faz uma reflexão sobre a importância do festival, ressaltando o sentido particular deste diálogo. Segundo ele, a lógica da palavra formada da junção das duas vertentes não se resume apenas a essa composição que resulta na criação de uma terceira identidade. “Há outra possibilidade de apreender a força que esta palavra revela. Como? Ocupando o espaço que se cria entre as terminações que lhe dão origem: latino e árabe, sentindo o que acontece entre esses dois polos, que características tem o espaço aberto por este encontro. Viver esse espaço sem a preocupação de definir a priori os contornos de uma síntese de identidade latino-árabe. Procurar o “entre”, o que passa pelo meio, reconhecendo que não é um espaço vazio. Ao contrário, é pleno de sentidos, tem cores, sons, olhares e surpresas, desalento e esperança”, diz. Para Geraldo, os filmes que compõem o panorama LatinArab são um convite a descobrir diferentes maneiras de como esse espaço do “entre” pode ser habitado.
 
O idealizador do LAIFF, Pipo Bechara, diretor da Cine Fértil, que esteve no Brasil em agosto como convidado da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, da qual foi parceiro na “Sessão Diálogos Árabes-Latinos”, ressalta que é fundamental observar mais de perto estas duas culturas, que num primeiro momento parecem distintas, mas que, à luz da influencia árabe na América Latina, dão margens a novos pontos de vista. "O mundo árabe nutre a cultura e a filosofia política de cada país latino-americano que agrega. Nutre com ideias, valores e estética, contribuindo para a consciência do que é cada um. Uma consciência aberta, que dialoga com diferentes culturas de igual para igual e que, assim como ele, também reclama um lugar do mundo", afirmou ele, que é descendente de libaneses.
 
Entre as produções desta edição do Latinarab está o documentáriobrasileiro “Sobre Futebol e Barreiras”, que esteve na 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, em São Paulo e Rio de Janeiro, em 2012. Dirigido por Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes e João Carlos Assumpção, o filme apresenta um olhar sobre o conflito palestino-israelense, tendo como cenário a Copa do Mundo da África do Sul de 2010.
 
Para conhecer a programação do LatinArab, acesse:  http://cinefertil.org/latinarab/films/