Instituto da Cultura Árabe e Sessão Averroes discutem convivência em 11 de setembro

Qua, 07/09/2011 - 17:17
Publicado em:

O Instituto da Cultura Árabe participa, em conjunto com o Instituto Cervantes de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog, Centro da Cultura Judaica, KOINONIA, Casa da Reconciliação, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Cinemateca Brasileira, OBORÉ e Grupo MAIS da Sessão Averroes no dia 11 de setembro, às 14h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Durante a atividade será exibido o documentário “Os sábios de Córdoba”, de Jacob Bender. Em seguida haverá uma mesa de reflexão com o mediador: José Luiz Del Roio, Senador pela República Italiana, escritor ítalo-brasileiro, e curador do Prêmio Averroes e os debatedores: D. Pedro Benitez, diretor do Instituto Cervantes de São Paulo; Soraya Smaili , diretora do Instituto de Cultura Árabe – ICÁrabe; Padre José Bizon, diretor da Casa da Reconciliação, Anivaldo Padilha, secretário de Planejamento e Cooperação Internacional de  KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço; Raul Meyer, vice presidente da Casa de Cultura de Israel; e Carlos Magalhães, diretor da Cinemateca Brasileira. 

O objetivo é refletir sobre a possibilidade de convivência em um mundo globalizado do século XXI. Desde o 11 de setembro (passando pelos atentados de Madri, Londres e Bali) tenta-se criar um estado de guerra permanente, em que palavras como religião e fé são apontadas como sinônimos de intolerância. “Os sábios de Córdoba” desconstrói essa visão. 

 4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer

A Sessão Averroes integra o 4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, que vai de 8 a 11 de setembro. Fruto da parceria entre o Hospital Premier, Cinemateca Brasileira e Oboré, a edição 2011 retoma a experiência bem sucedida do 1º, 2º e 3º Ciclos, em 2008, 2009 e 2010.

O evento destina-se, sobretudo, a profissionais e estudantes da área da saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Neste ano, junto às temáticas dos cuidados paliativos e do envelhecimento, o 4º Ciclo presta homenagens a Ecléa Bosi, destacando seus estudos ligados à memória e enaltecendo a vida não só como um fenômeno biológico, mas também biográfico.  

Ecléa Bosi recebe o Prêmio Averroes 2011 em cerimônia no domingo, 11 de setembro, a partir das 18h. 

Veja a programação completa do 4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer em: http://www.obore.com.br/acontece.asp 

SERVIÇO 

Os sábios de Córdoba, de Jacob Bender. (Espanha, EUA, Alemanha, 2009). 80’
11 de setembro, às 14h  
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo 

 

É possível a convivência entre culturas diferentes em um mundo globalizado do século XXI? Desde o 11 de setembro (passando pelos atentados de Madri, Londres e Bali) vivemos em um estado de guerra permanente, onde palavras como religião e fé são sinônimos de intolerância. Mas, sempre foi assim na História? 

Para verificar se esse espírito de convivência resiste aos tempos atuais, o diretor Bender referencia-se em dois personagens de Al Andalus - Averroes y Maimônides, que materializam, com suas vidas e obras, o espírito de convivência entre muçulmanos, judeus e cristãos naquela mítica Espanha medieval e empreende uma viagem que começa em Nova Iorque e passa por Andaluzía, Marrocos, Paris, Veneza, Egito, Palestina e Israel. Jacob Bender entrevista pessoas que estão utilizando suas tradições religiosas para desafiar as proposições defendidas por especialistas neo-conservadores de que há um choque inevitável de civilizações entre o Ocidente e o mundo muçulmano, uma incompatibilidade entre o Islã e a democracia, e um insolúvel conflito entre muçulmanos e judeus.

 

4º Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer      
8 a 11 de setembro de 2011    
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo