Matilha Cultural, em São Paulo, promove exposição fotográfica e debate internacional sobre a questão palestina

Ter, 25/08/2015 - 01:43
Publicado em:

Confira as atividades da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema na Matilha Cultural, em São Paulo:

27 de agosto, quinta-feira, 19h, na Matilha Cultural

Abertura de “Nosoutros”: exposição fotográfica com vídeo instalação

Presença de Nirah Shirazipour, produtora do filme "Marte ao Amanhecer"

 

Projeções audiovisuais : de 27 a 30 de agosto, quinta a domingo, das 19h às 21h: 

Visitação: de 27 de agosto a 11 de setembro

A exposição “Nosoutros” é resultado do mais recente trabalho do fotógrafo Rogério Ferrari, nascido em Ipiaú, Bahia. Com fotos em lambe-lambe e projeções audiovisuais, Nosoutros retrata seu olhar-ponte sobre os campos de refugiados palestinos em 2002 e 2008, relacionando-os com os bairros periféricos de Salvador, Bahia, em 2014. A exposição conta também com o trabalho audiovisual “Eloquência do sangue”, realizado a partir de fotos feitas na Palestina ocupada em 2002 e do som ambiente registrado neste período. As palavras do autor repercutem a força das imagens ao propor “que a arte assuma o lugar que lhe corresponde: o de aquecer a rebeldia”. Nascido na cidade de Ipiaú, também na Bahia, o antropólogo e fotógrafo registra há duas décadas conflitos culturais e lutas de povos e movimentos sociais de várias partes do mundo.

Sobre Nirah Elyza Shirazipour:

É produtora cinematográfica, antropóloga, escritora e musicista. Atua como produtora do coletivo cinematográfico Eyes Infinite Films, onde produziu filmes que abordam a relação entre a militarização da cultura e a criatividade, principalmente nos territórios da Palestina e Israel, como “Marte ao Amanhecer”, dirigido por  Jessica Habie e diversos documentários. Nirah é uma das principais organizadoras do Eyes Wide Open Artistic Peace Movement, um coletivo de artistas e hip-hop em Montreal.

 

27 de agosto, quinta-feira, 20h, na Matilha Cultural

Exibição do filme “Muros”, com presença dos diretores Camele Queiroz e Fabricio Ramos, realizadores independentes em Salvador, Bahia.

Muros

Brasil| 2015| 25 min. 

Gênero: Documentário 

Direção: Camele Queiroz e Fabricio Ramos. Com a participação do fotógrafo Rogério Ferrari.

Idioma: Português

A precariedade urbana e arquitetônica de favelas brasileiras é colocada em questão por Rogério Ferrari, fotógrafo brasileiro que conviveu e fotografou o povo palestino em Gaza, na Cisjordânia e em campos de refugiados. Resistência e afirmação da vida num encontro entre cinema e fotografia.

 

29 de agosto, sábado, 21h30, na Matilha Cultural

Conversa com o ativista e cineasta palestino americano Amin Hussain - “O papel do cinema sobre o retrato da questão palestina”

O ativista e cineasta palestino americano Amin Hussain tem uma conversa com o público por Skype, após a exibição de “Área Livre + A ira da tartaruga”.

Amin. Hussain (Palestina/EUA – por skype)  

Palestino-americano, é advogado, artista visual e ativista baseado em Nova York. Em 2011, ele deixou um emprego de advogado em uma grande companhia para se tornar um dos membros de destaque do movimento Occupy Wall Street. Agora, tem um projeto de filme, “On the horizon of a dead sea”, na Palestina, como produtor e diretor, no qual o ICArabe é parceiro. 

 

Dia 28 de agosto, às 20h

Exibição do filme Festival Pan-Africano da Argel

Dia 30 de agosto, às 20h

Exibição do filme “Underground na Superfície”

 

Mais informações sobre a Mostra em http://www.mundoarabe2015.icarabe.org/inicio

 

Serviço:

Matilha Cultural

R. Rêgo Freitas, 542 | República 

11.3256-2636

Grátis