ICArabe convida, nesta quinta-feira: “Um chamado por Gaza, o legado de Edward Said – encontro com Mariam Said”

Qua, 23/07/2014 - 13:16
Publicado em:

Neste momento, em que se intensifica a agressão israelense a Gaza faz-se necessário, mais do que nunca, revisitar a obra de Said, humanista, lúcida e ao mesmo tempo extremamente critica com o colonialismo, para fortalecer o contexto das manifestações brasileiras de solidariedade à Palestina. Na ocasião, em meio às falas dos convidados, serão lidos trechos da obra de Said e poesias. Convidamos movimentos sociais e toda a sociedade civil brasileira a esse chamado de mobilização e solidariedade por Gaza. 

Há exatos dez anos, um grupo de intelectuais brasileiros, que incluía Aziz Ab’Sáber, Marilena Chauí, Soraya Smaili, Francisco Miraglia, José Arbex, Jr., Milton Hatoun e Francisco de Oliveira, entre outros, se reuniu no contexto do falecimento de Edward Said, em reconhecimento à sua obra. Aquele encontro repudiava um ataque feito ao intelectual palestino por um articulista de um jornal brasileiro. O contexto internacional naquele momento era marcado pela ação dos Estados Unidos e sua “Guerra ao Terror”, com os conseqüentes impactos sobre a disseminação de uma imagem estereotipada dos árabes, associada sempre à violência. 

Dez anos depois, o ICArabe reúne novamente intelectuais brasileiros em um momento de urgência por Gaza, para recolocar o debate da questão Palestina na sociedade brasileira, perante os atuais ataques que configuram uma situação inaceitável para a comunidade internacional.

O evento terá a presença de: 

Mariam Said (Presidenta da Fundação Baremboim-Said)

Saad Chedid (Diretor da Cátedra de Estudos Palestinos da Universidade de Buenos Aires e Editor da Revista Holy Land Studies, da Universidade de Edimburgo).

Salem Nasser, presidente do Icarabe

José Arbex, jornalista

Gershon Knispel, artista plástico e colunista da revista Caros Amigos 

Arturo Hartmann, jornalista (mediador)

 

Serviço: 

Um chamado por Gaza, o legado de Edward Said

Quando: quinta-feira, dia 24, às 19h

Onde: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, rua da Consolação, 94 - Metrô Anhangabaú

Convite no Facebook: https://www.facebook.com/events/518929181542223/?fref=ts