Curso do ICArabe faz análise do Oriente Médio árabe

Sex, 21/05/2010 - 09:36
De 25 de maio a 8 de junho estão abertas as inscrições para o novo curso do ICArabe “O Oriente Médio Árabe: passado recente e configurações atuais”. As aulas ocorrerão em junho e julho, em São Paulo, no  Espaço Câmara Árabe, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (Av. Paulista, 326. São Paulo – SP) às terças-feiras à noite. (Veja a programação completa abaixo).

O programa será ministrado por diferentes professores. De acordo com Heloisa Abreu Dib Julien, coordenadora geral do curso, foram convidados especialistas no tema e pessoas que viajam com frequência ao mundo árabe para fazerem uma análise dos países árabes sob uma visão mais contemporânea. “Depois de realizar cursos que abordaram aspectos da cultura árabe, passando pela poesia, literatura, arte e dança e a história oral de vida imigrante, voltamos a fazer uma análise contemporânea da história e política nos países árabes”, disse.

A primeira aula, de tema “Dominação externa no mundo árabe: de otomanos a europeus”, ficará por conta de Arlene Clemesha, professora de história árabe e diretora do Centro de Estudos Árabes da Universidade de São Paulo. “ Durante muito tempo a historiografia diminuiu a importância do período otomano para entender o mundo árabe, já que esse povo não é árabe. Mas uma historiografia mais recente tem visto a questão de forma diferente. Então vamos avaliar durante a aula essa influência”, explica Arlene.

Outro ponto que será apresentado pela professora para reflexão são as várias forças que estavam em tensão no mundo árabe durante o século XIX. “Como a dominação europeia que ocorria ao mesmo tempo da otomana, a tentativa de reforma do sistema otomano como forma de se evitar a decadência dos países, o conflito entre a modernização por técnicas europeias e a tentativa de se manter as tradições culturais locais, entre outras”, explica.

Arlene destaca ainda a necessidade de se pensar em que medida o período otomano pode ser considerado uma época de dominação externa, denominação que surgiu apenas no século XX. “Será que quem vivia nos países árabes, naquele momento, pensava assim? Ao longo do século XIX, por exemplo, não houve nenhum movimento que reivindicou a independência de territórios árabes em relação aos otomanos. São coisas que discutiremos durante a aula”, adianta a professora.

A terceira e quarta aulas terão foco na formação dos Estados do Líbano e da Síria. “Há uma séria de problemas relacionados ao surgimento de ambos, como se desenvolveram e chegaram ao que são hoje. Abordaremos ainda a expectativa futura desse dois países”, conta o professor responsável pelas aulas, José Farhat, cientista político e atual Diretor do Centro do Comércio do Estado de São Paulo e membro do Conselho de Comércio Externo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

O curso contará ainda com uma aula do professor Murched Omar Taha, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor de Relações Nacionais e Internacionais do ICArabe, que falará sobre “Formação dos Estados Árabes”. No último dia participarão de uma mesa redonda, com os três professores, o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe- Brasileira, Michel Alaby, e o vice-presidente de marketing da mesma entidade, Rubens Hannun.

 

PROGRAMAÇÃO

O Oriente Médio Árabe: passado recente e configurações atuais

 

Aula 1 - 08/06: Dominação externa no mundo árabe: de otomanos a europeus

Profa. Dra. Arlene Clemesha 

 

Aula 2 - 15/06: Formação dos estados árabes

Prof. Dr. Murched Omar Taha

 

Aula 3 - 22/06: Síria

Prof. José Farhat

 

Aula 4 - 29/06: Líbano

Prof. José Farhat

 

Aula 5 - 06/07 - Mesa-redonda - O Oriente Médio atual: política, economia, relações comerciais, sociedade e religião

Dr. Rubens Hanun

Dr. Michel Abdo Alaby

Prof. José Farhat

Profa. Dra. Arlene Clemesha

Prof. Dr. Murched Omar Taha 

 

Coordenação pedagógica: Heloisa Abreu Dib Julien

 

Valores:
Membros do ICArabe, estudantes e aposentados: R$ 200,00
Público em geral: R$ 300,00
Inscrições: curso@icarabe.org

 

PREENCHA AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO