ONU promove concurso de redação para jovens

Qua, 28/01/2015 - 15:28
Publicado em:
A Organização das Nações Unidas (ONU) está com as inscrições abertas para o concurso cultural Muitas línguas, um mundo. O concurso de redação é voltado para jovens universitários de todo o mundo. Eles devem escrever um texto em um dos seis idiomas oficiais da entidade, e que seja diferente de seu idioma materno e da língua na qual receberam a educação primária e secundária. As inscrições podem ser feitas até 25 de março.

Para participar é preciso ter a partir de 18 anos de idade e estar matriculado em um curso universitário. O texto inscrito deve ter até duas mil palavras e pode ser redigido em árabe, inglês, francês, chinês, russo ou espanhol. No concurso de 2014, a brasileira Yasmin Mohammed foi uma das vencedoras na categoria árabe. A edição passada recebeu cerca de 1,5 mil redações de participantes de 128 países.

De acordo com o site das Nações Unidas, a redação deve estar relacionada “à agenda de desenvolvimento global pós-2015, no contexto do aniversário de 70 anos da ONU, e à definição de novos objetivos, refletindo a necessidade premente de um desenvolvimento global sustentável que reconheça, e seja enriquecido, pela diversidade cultural e linguística”.

Nesta edição, serão selecionados 70 ganhadores, dez em cada uma das línguas oficiais da ONU e outros dez que serão escolhidos por mérito entre as inscrições remanescentes feitas em todas as línguas. Os vencedores serão convidados a participar de uma série de atividades em Nova York na semana de 20 a 26 de julho.

Entre estas atividades estão o Fórum Global da Juventude na sede das ONU. O evento irá abordar a agenda de desenvolvimento sustentável em um contexto multilinguístico, de diversidade cultural e cidadania global. Antes do fórum, haverá uma conferência preparatória dos estudantes na Universidade Adelphi, coordenado pela ELS Educational Services, empresa parceira na organização do concurso.

Na conferência preparatória, os vencedores irão trabalhar em parceria com seu grupo de língua na elaboração de um plano de ação que pode ser posto em prática por estudantes e comunidades na realização da agenda de desenvolvimento global pós-2015 das Nações Unidas. Os planos de ação serão apresentados durante o Fórum Global da Juventude.

A ELS irá custear as despesas aéreas dos ganhadores em classe econômica, além da hospedagem e das refeições durante a viagem. Os vencedores deverão arcar com as despesas para a obtenção de vistos.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site www.els.edu/en/ManyLanguagesOneWorld.