Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – Comigrar

Sex, 30/05/2014 - 10:21
Publicado em:
0 comments

Começa nesta sexta-feira, em São Paulo a 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – Comigrar, uma iniciativa para abordar a questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória. Seu objetivo é reunir migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos, servidores públicos, representações diversas que vivenciam a realidade da migração e do refúgio, para uma reflexão coletiva e elaboração de aportes para a construção da Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.

A 1ª Comigrar é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros-DEEST, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações-OIM e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD.

O processo de implementação da 1ª Comigrar prevê a realização de eventos participativos de mobilização dos atores locais que trabalham e convivem com diferentes contextos da temática migratória. Tais eventos serão oportunidades para promover a reflexão e o fortalecimento institucional de parceiros governamentais e não governamentais, além do engajamento de migrantes, refugiados, e representantes da sociedade no diálogo em torno dos temas relacionados com migrações e refúgio. 

Serviço

Comigrar – 1ª Conferência Regional sobre Migrações e Refúgio

Quando: de 30 de maio a 1º de junho

Onde: Casa de Portugal – Av. da Liberdade, 602 – Centro (próx. à estação Liberdade do Metrô)

Entrada franca