Lançamento do livro " Diálogo das Civilizações: Cultura e Passagens" - 25 de maio

Dom, 21/05/2017 - 21:26
Publicado em:
0 comments

No dia 25 de maio, acontece na Biblioteca Mário de Andrade o lançamento da coletânea Diálogo das Civilizações: Cultura e Passagens, organizada pelos docentes da Unifesp Olgária Matos, Denise Milan e Javier Amadeo. A obra resulta do seminário internacional Diálogo das Civilizações, realizado no ano de 2013, em São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade e na Universidade de São Paulo (USP). 

Especialistas renomados das mais diversas áreas – artes plásticas, filosofia, literatura, direito, diplomacia, entre outras – expõem, de uma perspectiva sólida e bem fundamentada, os caminhos e as razões – que por vezes remetem à origem do planeta e da humanidade, raiz do diálogo primeiro das civilizações – pelos quais acreditam ser possível às nações, às religiões e aos indivíduos superarem suas naturais diferenças para alcançar um diálogo e uma compreensão que lhes permitam a paz e o entendimento. 

Nesses escritos, em abordagens históricas, filosóficas, teológicas e literárias, que abarcam de questões cosmogônicas ao convívio cultural na época medieval, e sem perder o ponto de vista da contemporaneidade, evidenciam-se os encontros e intercâmbios culturais entre cristianismo, judaísmo e islamismo da Idade Média até a atualidade. Na base dessas reflexões encontra-se a ideia de que, em vez de pensar as diferenças culturais como fonte de conflito, está na cultura a chave para a compreensão dessas diferenças e para a possibilidade de convivência harmoniosa entre elas. 

Para a ocasião, foi confirmada a presença da reitora Soraya Soubhi Smaili, da professora Maria Arminda do Nascimento Arruda (diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), dos representantes do programa Study Abroad In Lebanon (SAIL) Edward Allam e Youssef Rahme, e dos organizadores - professores Denise Milan, Javier Amadeo e Olgária Matos.

Lançamento da coletânea “Diálogo das Civilizações: Cultura e Passagens”
Editora Unifesp
Quinta-feira, 25 de maio de 2017
18h30: conversa com os autores (auditório)
19h30: sessão de autógrafos (terraço)
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 / Centro.
Tel.: 3775-0002