Lançamento do livro "O segredo dos cem anos", de Chebl Issa El Khoury, no Líbano

Qui, 27/02/2014 - 21:27
Publicado em:
0 comments

A obra (Sir al-Mi’at Am, em árabe) será lançada na Feira de Livros de Antelias, no Líbano.

O autor Chebl Issa El Khoury nasceu em Becharre, no norte do Libano, em 1897 e falecido no Brasil em 1980. Chebli chegou ao Brasil em 1910, onde ele começou a viver sua historia de imigrante em São Paulo. Em 1945, iniciou os escritos de suas memórias, que ao mesmo tempo apresenta a história do Líbano (no momento da I Guerra Mundial). O livro mescla romance, drama e história da imigraçao nos Estados Unidos e no Brasil.

A obra tem prefácio de Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (CECAL-USEK), que apresentou o manuscrito no Líbano. Trata-se de uma iniciativa da editora Sar Saer Mashrek (Todo o Oriente), de Beirute, em colaboração com o CCECAL-USEK e edição de texto de Michel  Morcos.

Este livro  passa a fazer parte da Coleção América Latina, do CECAL-USEK, que tem como objetivo divulgar a região no Oriente Médio, através de livros em português, espanhol e traduções em árabe e outros idiomas. Entre os autores  traduzidos do português para o árabe, em várias editoras, estão Milton Hatoum, Salim Miguel, Paulo Coelho, Gilberto Freire, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, John Karam e  Roberto Khatlab.