Um restaurante libanês para comer sanduíches

Ter, 07/01/2014 - 15:48

O Balila funciona há cerca de um ano em São Paulo e tem uma proposta diferente: reproduzir em seu ambiente o Líbano moderno e apresentar aos brasileiros os manouches, sanduíches rápidos e populares.Desde novembro do ano passado funciona no bairro de Pinheiros, na capital paulista, um restaurante de comida libanesa. Até aí não há nada de novo, já que há vários deles espalhados pela cidade de São Paulo. O diferencial do Balila, chamado pelas proprietárias de libanês.pop, é que ele tem como proposta juntar as tradicionais receitas árabes à rapidez no preparo dos pratos e ao ambiente libanês atual.

O restaurante, que funciona na rua Maria Carolina, tem decoração moderna e clean. Nas paredes, em vez de fotos de um Líbano antigo, estão quadros com pintura da Beirute atual com sua nova mesquita, da cidade portuária de Saida e de uma rua da capital, badalada e cheia de barzinhos, chamada Gemaize. No cardápio há pratos tradicionais, mas também uma variedade grande de manouches, sanduíches rápidos muito consumidos no Líbano.

As proprietárias, as brasileiras Adriana Doumet e Helen Edde, são casadas com libaneses e moram na capital paulista e também em Beirute: alguns meses aqui e outros lá. Para cuidar dos negócios? Sim. Mas também da família, já que parte ficou por São Paulo. Elas resolveram abrir o Balila pensando justamente nos manouches. “São muito populares no Líbano e eu nunca tinha visto uma variedade grande deles em restaurantes aqui”, conta Adriana .

O Balila também serve opções mais conhecidas no Brasil como as saladas tabule, fatoush, os kebabs, que são grelhados como kafta acompanhados de batatas, e mesmos os kibes e as esfihas. Mas o modo de preparar as comidas segue um formato criado pelo Balila para que seja rápido e possa ser reproduzido em outras unidades facilmente. Para ensinar os funcionários a prepararem os itens do cardápio elas trouxeram um chef do Líbano. Atualmente, a cozinha é comandada pela chef Carol Navarro.

Há manouches de queijo, de carne moída com tomate, de carne moída, coalhada seca, tomate e alface, o de falafel assado, com molho tarator, salsinha, tomate e nabo, de lombo canadense e queijo, com tomate e alface, o labneh, com coalhada seca, tomate, pepino, azeitonas e hortelã, de frango e sumac, com homus e tomate, de espinafre, entre outros. Há opções totalmente vegetarianas e todos, segundo Adriana, são saudáveis, seguindo a linha da culinária mediterrânea, que usa muita verdura.

No espaço do Balila, além dos quadros descritos há cima, há um painel moderno com letras árabes misturadas a talheres pintados. Logo na entrada há um quadro humorístico descrevendo como você identifica um libanês: se ele diz “yalla, bye” pelo menos vinte vezes antes de desligar o telefone, se metade dos passageiros do voo forem primos dele, se o prato dele parecer uma piscina de azeite e ele ainda não terminou de despejar, entre outros.

Adriana afirma que há muita demanda para comida árabe no Brasil. “Ainda há um grande nicho, principalmente de comida rápida, de rua e mais saudável”, afirma. Adriana e Helen são formadas em Administração de Empresas. Elas pensam em abrir outra unidade na capital paulista, no ano que vem, mas em um formato menor, em alguma rua mais popular, com foco ainda maior nos sanduíches. A ideia é que no futuro, depois de abertos dois ou três restaurantes em São Paulo, o Balila possa virar franquia.

Serviço:

Balila – libanês.pop

Rua Maria Carolina, 674 – Pinheiros – São Paulo

Funciona de segunda a sábado, das 12h às 15h

Telefone: 3097 0802

Site: www.balilarestaurante.com.br