Programação sobre o mundo árabe no CCJ encanta o públicio em São Paulo

Qui, 23/09/2010 - 13:03
Publicado em:
No último final de semana, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), ligado à Secretaria Municipal da Cultura, localizado na Zona Norte da capital paulista, sediou o encontro de pessoas de diversas idades interessadas em conhecer melhor a cultura árabe. Com uma programação intitulada “Que Oriente é este?”, a instituição promoveu palestras e oficinas, algumas ministradas por membros do ICArabe, que foram um verdadeiro sucesso e atraíram cerca de 25 pessoas cada uma.

A farmacóloga Soraya Samaili falou ao público sobre “Os árabes e suas contribuições para a ciência”. Francisco Miraglia, que é matemático, tratou do tema “ A matemática e os árabes”, enquanto que o médico Murched Omar Taha proferiu a palestra “A formação do mundo árabe”.

“Me impressionou muito o interesse das pessoas, sendo que ninguém ali era estudante de história ou descendente de árabe. Foi uma grande satisfação participar da atividade”, disse Murched. Segundo ele, as principais questões dos ouvintes girou em torno do conflito entre Israel e Palestina.

Francisco Miraglia também considerou a iniciativa muito positiva. “Apresentei umas equações e expliquei quais conhecimentos provinham dos árabes. Tudo ali era no

vidade para o público”, observou. O professor ressaltou ainda o grande interesse dos jovens pela questões históricas e geopolíticas que fizeram com que os árabes deixassem a posição de liderança no desenvolvimento científico que haviam ocupado em tempos passados. “Durante a palestra consegui passar um conhecimento erudito para uma parcela da população que não tem acesso a esse tipo de informação”, concluiu ele.

Oficina de dança do ventreA dançarina profissional Cristina Antoniadis conduziu uma oficina de dança do ventre na qual apresentou um panorama histórico-cultural e uma introdução aos movimentos dessa arte milenar. Apesar do pouco tempo, a professora conseguiu fazer com que o grupo adentrasse no  clima e se aperfeiçoasse nos passos.

Mas o grande sucesso da programação, que atraiu o maior número de pessoas, foi a performance gastronômica "Nossas diferenças não podem superar nossas semelhanças", com Sheila Mann Hara, artista-plástica e especialista em culinária judaico-libanesa. A atividade teve com o objetivo promover a integração e a conciliação entre os povos cristãos, judaicos e islâmicos.

De acordo com o CCJ, a culinária, por ser um tema altamente popular, despertou grande interesse do público, mesmo que o assunto sobre integração dos povos não fosse de grande conhecimento.

“ Curti muito conduzir a oficina. As pessoas estavam bem interessadas e eram carentes de informação. Consegui contar um pouco dos costumes e da cultura das religiões envolvidas e mostrar a importância da culinária na tarefa de aproximar as pessoas”, considerou Sheila. Segundo ela, em seu discurso, ela ressaltou a necessidade de enxergar o outro como igual.

 

A língua árabe

Safa JubranNo próximo final de semana, o CCJ realizará a palestra “A língua árabe” (25/9, às 15h) com a professora da Universidade de São Paulo Safa Jubran e dará continuidade à exibição dos filmes da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema que ocorre em parceria com o ICArabe. Safa explica que durante a atividade fará um breve panorama da língua e da escrita árabe, sendo hoje a quinta língua mais falada no mundo. “A partir do século IX ocorreu a sistematização do idioma tendo como base o Alcroão e os poemas pré-islâmicos, mas há registros do árabe muito anteriores a esta data”, conta a professora. Ela falará ainda da literatura que se caracteriza como um das mais belas e ricas do mundo.

 

SERVIÇO

LÍNGUA ÁRABE | Dia 25/09, sábado, das 15h às 17h | Espaço Sarau

Língua oficial de 22 países do Oriente Médio e do Norte da África e veículo das mais belas páginas da literatura mundial, o árabe contribuiu para formação do léxico de várias línguas, entre elas, a língua portuguesa. Com: Safa Jubran, tradutora e professora do Departamento de Letras Orientais da USP. Verteu do português ao árabe o romance “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, e do árabe ao português o livro “A Porta do Sol”, de Elias Khoury. 50 vagas.

É preciso fazer inscrição prévia.


DÎWÂN DE DANÇA E MÚSICA | Dia 25/09, sábado, das 18h às 20h | Espaço Sarau

Promovido pelo ICArabe, o dîwân é um evento que reúne artistas e linguagens para tratar de uma poesia sem limites de tempo ou lugar. Neste encontro, o músico Jihad Smaili apresentará a melodia e as variações da música árabe, desde a clássica até as agitadas folclóricas regionais, acompanhado por Leandra Yunis, bailarina, historiadora e pesquisadora há 8 anos de dança e poesia orientais. Coordenação: Michel Sleiman. 50 vagas.

 

Para consultar a programação da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema clique aqui

 

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – São Paulo/SP
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.
(ao lado do terminal Cachoeirinha)
CEP: 02720-200

Horário de Atendimento: Terça a Sábado, das 10 às 20h; Domingos e Feriados, das 10h às 18h.

Telefone: (11) 3984-2466
E-mail: comunicacao.ccj@gmail.com