Exposição mostra história brasileira em Beirute

Sex, 24/04/2015 - 13:43
O Centro Cultural Brasil-Líbano inaugurou uma exposição de imagens para contar a história brasileira desde o descobrimento até a proclamação da República. A mostra foi aberta nesta quarta-feira (22), mesmo dia do descobrimento em 1500, e seguirá aberta ao público até 22 de maio, segundo informações de Najua Bazzi, diretora do Centro, que faz parte do Setor Cultural da embaixada do Brasil em Beirute.

O objetivo da iniciativa é comemorar o aniversário do descobrimento do País e tornar conhecida a história brasileira. São mostradas nas imagens a descoberta, a colonização, a formação das capitanias hereditárias, a exploração do ouro e dos diamantes, a independência, a queda do Império e a proclamação da República. “Ressaltamos ainda o início da onda imigratória, destacando a imigração e a contribuição dos libaneses”, diz Bazzi.

A exposição é composta por 21 imagens históricas em pôsteres de tamanhos variados apresentados por ordem cronológica. Os painéis estão legendados para explicar aos visitantes a que período e acontecimento se referem. A diretora do Centro Cultural Brasil-Líbano afirma que o objetivo é atrair os brasileiros da diáspora e a comunidade libanesa. Também serão convidados para visitar a mostra alunos de escolas primárias e secundárias, além dos próprios alunos do Centro Cultural.

O nome da mostra é “Brasil – Cronologia do Descobrimento até a República” e pode ser vista gratuitamente. A exposição é apenas uma das iniciativas que o Centro Cultural Brasil-Líbano promove. Além de exposições e eventos relativos a datas folclóricas ou históricas brasileiras, o local oferece cursos, entre eles de português, shows, mostras de documentários e acesso à sua biblioteca e coleção de mídia.

 

Serviço:

Exposição “Brasil – Cronologia do Descobrimento até a República”

No Centro Cultural Brasil-Líbano

Rua Mar Mitr, em Achrafieh, em Beirute

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h