Com novo site, Centro de Estudos da família Duailibi amplia pesquisas sobre a imigração libanesa no Brasil

Sex, 13/02/2015 - 10:36
Publicado em:
O Centro de Estudos FamilyD, projeto criado há mais de 40 anos pelo publicitário Roberto Duailibi, começou 2015 com um novo site. Na página recém-lançada, pesquisadores encontram mais informações sobre história, cultura e atualidades do Líbano, além de dados relativos à família Duailibi. As alterações tiveram como objetivos centrais facilitar o acesso ao conteúdo de pesquisa e dar mais destaque às áreas de acervo e notícias.

Roberto Duailibi lembra que quando criou o projeto não esperava tamanho alcance. “Ele surgiu a partir de uma pesquisa que fiz, com uma equipe contratada, para mapear os Duailibi no Brasil. A ideia original era montar nossa árvore e manter a família em contato”, conta ele. “Mas aos poucos o projeto cresceu e acabou se transformando no Centro de Estudos, onde fazemos pesquisas sobre imigração libanesa no Brasil e mantemos uma biblioteca e coleção de obras sobre Oriente Médio e orientalismo.”

Atualmente o site é referência no assunto e atende, além dos familiares, pesquisadores de diversas nacionalidades. Estudantes brasileiros do ensino médio, pesquisadores em genealogia e estudantes internacionais de pós-graduação são o principal público do site. Na página, o visitante tem acesso a peças do acervo, como mapas e obras de arte, além de resenhas de livros e outros materiais, sempre acompanhados de explicação de sua parte histórica.

“Acreditamos que o conhecimento de história ajuda a melhorar a autoestima das pessoas. Preservar memórias, valorizar a cultura e reconhecer a jornada que seus antepassados fizeram possibilita à comunidade árabe, em especial no Brasil, saber que há mais do que guerras na região, que há uma história inspiradora e muito rica que merece ser conhecida e divulgada”, ressalta Duailibi.

A princípio o projeto se realizaria com a publicação de um livro, mas a página na internet acabou substituindo, sem prejuízo, esta primeira ideia. “Nosso site é atualizado constantemente e traz informações não apenas sobre a família, mas sobre a cultura e a história do Líbano para que o Brasil conheça outro lado do país além dos conflitos que costumamos ver na imprensa”, explica o criador do FamilyD. “Então a vantagem da internet é, além de possibilitar a interação com os leitores, permitir a constante atualização.”

Um dos diferenciais do novo site, segundo a sua administradora, a jornalista Denise Crispim, é a linha do tempo, onde o visitante encontra pesquisas sobre a região que deu origem ao Líbano, da Idade Média até os dias atuais. Outro destaque são as informações do acervo. “Colocamos em evidência uma peça por mês, ampliando o alcance deste material para o público que não pode visitar o espaço físico.”

E o projeto tem mais novidades. De acordo com Denise, o próximo desafio é o lançamento do site na versão em inglês com todo o conteúdo de pesquisa vertido por uma tradutora com todo cuidado histórico. “E também reforçar nossas parcerias com centros de estudo do Brasil e do exterior para trocar documentos, informações e partilhar conhecimento. Coisa que a internet possibilita com muita eficiência”, completa.

A versão em inglês do site, segundo Denise, que também é coordenadora do Centro de Estudos e responsável pelo relacionamento com as intituições e pesquisas, deve entrar no ar até o final de março e as parcerias já estão em andamento.

A origem dos D’s

A pesquisa para mapear a Família Duailibi (em suas diferentes grafias) no Brasil teve início na década de 1970. A partir de uma experiência profissional, aplicando o conceito de Redes Sociais que estudou na escola de Sociologia e Política, Roberto Duailibi decidiu enviar questionários para os Duailibi que ele conhecia e pedir para que eles indicassem outros parentes. Depois dos questionários, vieram as entrevistas gravadas, quando se percebeu que, mais do que mapear, estava sendo iniciada uma coleção relacionada à imigração libanesa no Brasil.

Além de Roberto Duailibi, a coordenação do trabalho é acompanhada de perto pela esposa dele, Sylvia, que cuida da manutenção do acervo desde o início do projeto.  .

Em julho de 1997, foi criado o espaço Centro de Estudos FamilyD e, desde então, o trabalho vem ganhando força e reconhecimento. Além da biblioteca, o Centro de Estudos mantém uma equipe com pesquisadores e especialistas em comunicação digital para permitir que todo esse conhecimento esteja disponível para a família e para pesquisadores em tempo real. O site FamilyD e suas redes sociais tornaram-se referência sobre a história do Líbano e a imigração libanesa para o Brasil e contribuem com diversas publicações e eventos culturais. 

Visitas monitoradas ao acervo

Os interessados em visitar o acervo físico do Centro de Estudos, localizado no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, devem agendar com a equipe pelo e-mail: atendimento@familyd.net ou pelo telefone (11) 3079 4564.

Conheça a nova página: www.familyd.net .