Projeto de universidade do Líbano preserva memória libanesa na América Latina

Sex, 06/03/2015 - 08:37
Publicado em:
A Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK), do Líbano, assinou esta semana convênio com a Fundação Ninawa Daher, em Buenos Aires, na Argentina, para implantação do projeto Conservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Emigração Libanesa na América Latina. A iniciativa é da Biblioteca Central  e Centro de Estudos e Culturas da América Latina (CECAL),  da USEK.

O objetivo do projeto é digitalizar acervos de instituições privadas da emigração libanesa e síria na América Latina. O material digitalizado integrará o banco de dados da Biblioteca Central, ligado à rede internacional de bibliotecas e fará parte da coleção America Latina da USEK.

O projeto foi proposto pelo CECAL, através de seu diretor Roberto Khatlab, que o apresentou ao diretor da Biblioteca Central, Prof. Joseph Moukarzel, e ao Reitor da USEK, Prof. Hady Mahfouz. Khatlab e o chefe do Departamento de Digitalização da USEK, Georges Habichi, foram a Buenos Aires para analisar os acervos e preparar uma equipe coordenada pela Fundacao Ninawa Daher, que fará a digitalização dentro das normas internacionais.

“Este projeto coloca à luz vários acervos, como jornais, revistas e fotos, que contam a história do Líbano na emigração e também a história dos países que o receberam”, explica Khatlab.

A próxima fase do projeto é sua implantação no Brasil. Khatlab esteve no país para conhecer os acervos que serão digitalizados e conversar com autoridades consulares libanesas. “Assim como na Argentina, faremos no Brasil e nos outros países da América Latina. Será um longo projeto para reunir e preservar esta grande história do Mahjar (emigração) libanês”, ressalta.

Para o embaixador do Líbano na Argentina, Antoine Andery, devem ser louvados os esforços da USEK, do CECAL e da Fundação Ninawa Daher para preservar a memória libanesa na Argentina. “As instituições envolvidas no projeto trabalham para manter os laços entre o libanês residente e o emigrado. Assim, trabalham para que o Líbano e sua história sejam valorizados na Argentina.”

Os interessados em apresentar arquivos antigos da comunidade libanesa no Brasil, como documentos e fotos, podem entrar em contato com o diretor do CECAL pelo email robertokhatlab@usek.edu.lb.