Flip 2015 terá escritor de origem árabe

Qui, 21/05/2015 - 23:51
Entre os 39 autores que irão participar da edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o cartunista Riad Sattouf é o único de origem árabe. Outros 15 convidados são estrangeiros.

Ele lançou recentemente no Brasil o livro O árabe do futuro - uma juventude no Oriente Médio. Nascido em Paris, na França, o cartunista retrata sua infância na Síria, onde nasceu seu pai, e na Líbia (leia mais sobre a obra na seção Oriente-se ou clicando no link ao final desta reportagem).

A 13ª edição da Flip será realizada de 01 a 05 de julho na cidade Paraty, no Rio de Janeiro, e terá como tema central o diálogo entre as artes, assim como a presença da obra do escritor Mário de Andrade, o homenageado desta edição, 70 anos após sua morte.

De acordo com o curador da Flip 2015, Paulo Werneck, a vinda de Sattouf ao evento é uma forma desmistificar alguns conceitos sobre a cultura árabe. O cartunista já integrou a equipe do jornal satírico francês Charlie Hebdo, alvo de ataques em janeiro, em Paris.

“Esta não é primeira vez que temos participantes de origem árabe na Flip. Já tivemos o [escritor brasileiro] Milton Hatoum. Também não será a primeira participação de um cartunista. Sua presença é importante porque o Charlie tem uma atenção maior da atenção pública porque às vezes se pensa que um cartunista não pode ser árabe e que um árabe não pode ou não ‘combina’ com ser cartunista. O Sattouf junta essas duas ‘pontas’ e pode ajudar a tirar o conceito que se tem”, disse Werneck à ANBA nesta quarta-feira (13). Outros autores árabes, como o poeta sírio Adonis, estiveram em edições anteriores da Flip.

Werneck observou que a vinda de Sattouf está relacionada ao lançamento do seu mais recente livro no Brasil. “Ele está vindo pelo livro, que trata, inclusive, de conciliação”, afirmou. Quando se refere ao “árabe do futuro”, o título do livro, Sattouf explicou que seu pai era partidário do pan-arabismo e defendia que a educação era a saída para o obscurantismo. O “árabe do futuro” deveria aliar o respeito às tradições ao progresso. No dia 04 de julho, Sattouf e o cartunista brasileiro Rafa Campos participarão de um debate sobre a “batalha de culturas nas páginas dos quadrinhos”.

Outros temas

A Flip terá muitas outras atrações e temas em debate. Um dos escritores convidados é o italiano Roberto Saviano, autor de livros como Gomorra e o mais recente, Zero zero zero. Gomorra retrata o submundo e os crimes da Camorra, a máfia napolitana. A obra tornou Saviano ameaçado, o que levou o escritor a viver escondido e cercado de guarda-costas. Zero zero zero narra os trajetos e a negociações da cocaína no mundo até seu destino final: o consumidor. Seu nome é uma referência à droga de melhor qualidade.

Outro dos temas centrais da Flip será o erotismo na literatura. “A literatura erótica é antiga, existe desde a Bíblia e está nas Mil e uma noites, como exemplo de sua existência na literatura árabe. Neste ano, tomamos dois novos livros sobre o tema (um deles é Antologia da poesia erótica brasileira, organizado por Eliane Robert Moraes) para tratar do assunto, que é contemporâneo. Por meio dele, desejamos fazer um contraponto ao erotismo comercial”, afirmou Werneck.

As ideias e temas abordados pela obra e pelo pensamento de Mário de Andrade deverão aparecer em diversos momentos dos eventos da Flip. Sua influência será tema de debates em encontros sobre a arquitetura e a literatura brasileiras, sobre a cultura paulistana e também na música.

Autor de livros como Amar, verbo intransitivo e O turista aprendiz, Mário de Andrade foi um dos principais agitadores do movimento antropofágico de 1922, que propôs o desenvolvimento de uma cultura genuinamente brasileira não apenas na literatura, mas também nas artes plásticas, no teatro e na música. Seu principal livro,Macunaíma, de 1928, retrata esse movimento cultural na literatura brasileira.

 

Serviço

Feira Literária Internacional de Paraty - Flip

De 01 a 05 de julho

Paraty, Rio de Janeiro

A mesa de debates “De balões e blasfêmias”, com Riad Sattouf, será realizada em 04 de julho às 15 horas. Os ingressos para os debates são cobrados.

Programação completa e informações no site: http://www.flip.org.br/