Letras árabes na Bienal Internacional do Livro em São Paulo

Sex, 22/08/2014 - 09:16
Publicado em:
Começou na sexta-feira, 22, a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, reunindo as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².

Grandes nomes da literatura árabe participam do evento, com destaque para o encontro “Relatos do Oriente”, no qual o escritor amazonense Milton Hatoum, de família de origem libanesa, autor de “Relato de um Certo Oriente”, conversará com com o escritor libanês Elias Khoury, sobre questões políticas e culturais presentes na literatura. Autor dos romances “Yalo” e “Porta do Sol”, Khoury aborda sensivelmente as cicatrizes dos conflitos entre palestinos e libaneses.  Também participa deste encontro Safa A-C Jubran, membro do ICArabe, responsável pela tradução da obra de Khoury para o português e também da versão de “Dois irmãos”, de Hatoum, para o árabe. Khoury publicou dez romances, que foram traduzidos em vários idiomas, bem como várias obras de crítica literária. Ele também escreveu três peças de teatro. Entre 1993 e 2009 atuou como editor da Al-Mulhaq, o suplemento cultural semanal do jornal libanês Al-Nahar. A mediação será do jornalista Diogo Bercito, que foi correspondente  da Folha de São Paulo no Oriente Médio. 

Para as crianças, o estande do Sesc São Paulo apresenta a sessão de contação de histórias “Mil e uma histórias”. O grupo Teatro das Senhoritas conta diversas histórias do clássico da literatura árabe, “As Mil e Uma Noites”. Formado pelas atrizes, pesquisadores e produtoras Débora Zamarioli, Isis Madi e Sandra Pestana, e contando com a colaboração do músico Renato Garcia, o grupo tenta unir e criar uma metodologia de trabalho própria, baseada em estudos sobre técnicas narrativas, educação do movimento, figurinos e colagem.

Confira a programação da Bienal no site http://www.bienaldolivrosp.com.br/  ou siga a página do Facebook https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp?fref=ts

No Sesc

O programa Itinerância Sesc Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que traz convidados da programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo para participar de atividades nas Unidades do Sesc, promoverá, dia 29, um encontro com o escritor Elias Khoury e Safa A.C. Jubran, tradutora de sua obra no Brasil. 

Com mediação de Marcelo Maluf,  o encontro procura discutir as questões políticas e culturais presentes na literatura de Elias Khoury.

 

Serviço:

Encontro “Relatos do Oriente”, com Milton Hatoum, Elias Khoury e Safa A-C Jubran

Dia 27 de agosto, às 20h, L298, Alameda L

Retire seu ingresso gratuito 30 minutos antes do debate, na bilheteria do Salão de Ideias. 

 

Sessões de “Mil e uma histórias”

Dias 23, 24, 27 e 31 de agosto, das 14h às 16h, Edições Sesc SP

Estande:  K500

É necessário retirar senhas com antecedência


23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 

De 22 a 31 de Agosto de 2014

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP

Horário de Visitação:

Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)

Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h)

Dia 31 de agosto, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)

 

Embarque/Desembarque - Rua Marechal Odylio Dennys, oposto ao nº 70.

Informações: 11 3060-5000 ou http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp?fref=ts

 

Encontro com Elias Khoury e Safa A. C. Jubran no Sesc

Quando: 29 de agosto, às 20h

Onde: Sesc Belezinho - R. Padre Adelino, 1000 – Belém

Lugares: 50

Entrada Franca

Mais informações: (11) 2076-9700 ou www.sescsp.org.br