Livro aborda viagens de Dom Pedro II ao mundo árabe

Qua, 19/08/2015 - 19:23
As viagens do imperador Dom Pedro II ao Oriente Médio e Norte da África entre os anos 1871 e 1876 tiveram seu itinerário refeito pelo pesquisador Roberto Khatlab no livro que ele lança esta semana pela Benvirá, selo de ficção e não ficção da editora Saraiva. A obra do brasileiro, que mora em Beirute, no Líbano, tem como base principal o diário que o imperador fez durante o percorrido e mostra estudos e impressões de Dom Pedro II sobre aqueles povos, seu idioma e cultura.

Paranaense nascido na cidade de Maringá, Khatlab é ganhador do prêmio libanês de literatura Said Akl e no país árabe é atualmente diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Cecal-Usek). Ele é autor de vários livros publicados sobre história, religião, relação Brasil-Oriente Médio e imigração, nos idiomas português, árabe, francês e espanhol.

Durante o reinado de Dom Pedro II ele fez três grandes viagens internacionais e duas delas incluíram Oriente Médio e Norte da África, onde ficam países árabes. Foram visitados Líbano, Síria, Palestina e Egito. Nas viagens, o monarca fez  diários registrando suas experiências em escritos e desenhos de próprio punho. Os diários fazem parte do Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis, que fica na cidade do mesmo nome no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o pesquisador, a ideia do livro surgiu em 1998 quando ele escrevia outra obra, “Brasil-Líbano, amizade que desafia a distância”, na qual abordou a visita do Dom Pedro II ao Oriente. Na época, ele encontrou no Líbano um documento em árabe falando sobre a visita. A partir do ano seguinte, Khatlab começou a escrever artigos sobre o tema como resultado das pesquisas.

“A dificuldade era encontrar fontes bibliográficas sobre estas viagens de D. Pedro II no Oriente árabe. Existem muitos livros sobre o monarca, mas tratando dele no Oriente e seu interesse pelo Oriente são raros”, afirmou Khatlab à ANBA. Foi assim que ele passou a reunir documentos e a escrever, em 2006. O trabalho inclui pesquisas no Museu Imperial de Petrópolis, em bibliotecas europeias e arquivos no Oriente Médio, em países como Síria, Egito e no próprio Líbano.

“Encontrei documentos em árabe, alguns inéditos. Estes documentos em árabe, além de publicados no livro, terão cópias com tradução juramentada para a língua portuguesa no Museu Imperial”, conta o escritor. Para o trabalho, Khatlab teve apoio cultural e de pesquisa do Banco Audi e da Companhia Café Super Brasil, ambos do Líbano.

Khatlab afirma ter satisfação especial em lançar o livro. “Sempre tive grande admiração por Dom Pedro II e descobrindo seu interesse pela cultura, idioma e povo árabe, aumentou meu interesse pelo monarca magnânimo que também falava, lia e escrevia no idioma árabe, um monarca dos trópicos que lia e estudava o Oriente e aprendeu o idioma árabe não como um passatempo, mas porque nas ruas do Rio de Janeiro havia pessoas que falavam árabe”, afirma, referindo-se aos imigrantes.

O pesquisador acredita que tem ainda mais a descobrir sobre o tema e destaca a importância de morar no Líbano para a realização da obra. “Me sinto também privilegiado de residir no Oriente e ter tido a oportunidade de ler o diário do monarca in loco e entender melhor o que ele escreveu, viu e sentiu”, afirma Khatlab. O escritor pretende publicar a obra também no Oriente Médio para que os próprios árabes saibam mais sobre o monarca que os visitou.

O autor destaca que a pintura da capa do livro é uma criação da artista ucraniana residente no Líbano Iryna Novytska. Ela foi feita a partir das recomendações de Khatlab e mostra um monarca cidadão simples, que cavalga em uma égua branca, referência que veio do seus diários. O arco que aparece na imagem, que em árabe quer dizer "al kantara", é o mesmo que o sobrenome do monarca, Alcântara, segundo o escritor.

O lançamento do livro “As viagens de D. Pedro II” ocorre no dia 20 de agosto, às 19 horas, no Museu Imperial de Petrópolis. Também haverá lançamento no dia 21 de agosto, no Museu da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, às 15 horas. Na capital paulista haverá lançamentos no dia 27 de agosto no Clube Atlético Monte Líbano, às 20h30, no dia 28 de agosto na Universidade Paulista (Unip), às 9 horas, e no dia 29 de agosto, no Clube Sírio, às 16 horas.

Ficha técnica:

Título: As viagens de D. Pedro II

Autor: Roberto Khatlab

Editora Benvirá

2015, 1ª edição, 408 páginas

R$ 54,90

ISBN: 9788582402313