Livro apresenta Brasil no olhar de libaneses

Qui, 15/03/2018 - 23:10

A publicação 'O Brasil pela perspectiva dos libaneses e descendentes' traz 15 depoimentos e será lançada no dia 20 de março em Beirute. A organizadora da obra é a libanesa Roula Fares Dia.

Um livro que será lançado no Líbano neste mês vai apresentar o Brasil na visão de 15 libaneses e descendentes. A organizadora da obra é a libanesa Roula Fares Dia, que também tem cidadania paraguaia, e mora no país árabe. Ela reuniu depoimentos de pessoas como o atual embaixador do Brasil em Beirute, Jorge Geraldo Kadri, e o ex-ministro libanês Abdel Rahim Mourad.

Com o título “O Brasil pela perspectiva dos libaneses e descendentes”, a obra terá versões em português e árabe e será lançada no dia 20 de março no Centro Cultural Brasil-Líbano, braço da embaixada do Brasil em Beirute. Haverá lançamento posterior no Vale do Bekaa, onde vive grande comunidade brasileira.

A autora nasceu no Líbano e é casada com o embaixador do Paraguai no país, Hassan Khalil Dia. Ela já morou no Brasil e tem quatro filhos brasileiros. Graduada em Direito no Brasil e em Ciências Políticas e Administrativas no Líbano, Roula tem ainda mestrado em Relações Internacionais sobre Brasil e Líbano e é formada em Relações Diplomáticas e Políticas pela Comissão Internacional de Arbitragem.

Roula conta que teve a ideia da obra após ler o livro “Paris – Como é vista pelos árabes”, organizado pelo pesquisador, escritor e jornalista libanês residente em Paris, Faisal Jalul. Na obra, 13 escritores dão seu ponto de vista sobre a capital francesa.

“Surgiu a ideia, que se centraliza em textos de intelectuais libaneses e descendentes que viveram ou vivem no Brasil e têm experiências que refletem, por seus olhos, a imagem do Brasil, bem como insinuam a semente da vida em textos e experiências que merecem ser pulicadas”, afirmou ela por e-mail à ANBA.

A organizadora afirma que a comunidade libanesa tem contribuído significativamente na estrutura cultural, social e política brasileira. “Este livro tem sua importância nas relações Brasil-Líbano pois retrata o olhar singular que o libanês, emigrante ou descendente, tem sobre o Brasil, país que contém o maior número de libaneses e descendentes do mundo. As testemunhas que escreveram neste livro mostram suas paixões pelo Eldorado do passado e pelo Brasil atual”, diz Roberto Khatlab, intelectual e escritor brasileiro que mora no Líbano.

Um dos que dá o depoimento, Mourad, foi ministro da Educação Profissional e Técnica do Líbano de 1995 a 1998, ministro da Educação e Ensino Superior de 2000 a 2003, ministro de Estado de 2003 a 2004 e ministro da Defesa em 2004. Ele possui cidadania brasileira. O embaixador Kadri, também com testemunho, tem pai e mãe libaneses.

“O livro é um projeto pequeno, mas feito com meu imenso amor por nossa segunda pátria, o Brasil”, afirma Roula. A obra foi lançada pela editora libanesa Dar Al-Farabi Publishing e será vendida nas livrarias do Líbano.