Permínio Asfora recebe homenagem no Rio

Seg, 15/12/2014 - 13:36
Publicado em:
A Livraria Anchieta, no Rio de Janeiro, através do seu Café Literário,  realizou, no dia 11 de dezembro, uma homenagem ao romancista Permínio Asfora. Filho de imigrantes palestinos, o autor foi o primeiro descendente de árabes a escrever um livro no Brasil.  Sua obra “Noite Grande”, ambientada no Piauí, inaugura o ingresso na literatura brasileira de um palestino como personagem central. Trata-se da primeira obra literária no Brasil que possui uma personagem palestina.

“Noite Grande” é um romance sobre as tragédias enlaçadas de dois povos: a do palestino, confrontado com o saque de sua pátria milenar, e a do nordestino do alvorecer do século XX, compelido a sobreviver ao latifúndio escravocrata da região dos carnaubais do Piauí.  A obra é marcada pela riqueza de enredo e personagens.

Asfora recebeu da escritora Raquel de Queiroz (contemporânea de sua geração) o apelido de “Eterno Nômade”. Nascido em 1913 no Piauí, o escritor  percorreu quase todo o Nordeste até chegar no Rio de Janeiro, onde viveu e criou os filhos Murilo, Lúcio e Vólia, ao lado de sua esposa, Cacilda. Antes de falecer, em 2001, Permínio conversou com Lúcio a respeito de um livro que estava escrevendo e confidenciou que gostaria de encerrar a carreira literária com uma obra ambientada no Rio. Depois de alguns meses, Lúcio Asfora encontrou os manuscritos e passou a organizá-los pacientemente. Em 2005 houve a publicação póstuma de “Confidências no Largo da Segunda-Feira”, tendo o Lúcio figurado como uma espécie de coautor do livro.

“Confidências no Largo da Segunda-Feira” foi lançado no Piauí no mesmo ano, por ocasião do SALIPI. Os livros “Noite Grande” e “Fogo Verde” também ganharam novas edições.