Jordaniano de origem palestina ganha primeira medalha olímpica da história do país

Seg, 22/08/2016 - 09:59
Publicado em:

O atleta jordaniano de origem palestina Ahmad Abughaush conquistou a medalha de ouro nesta quinta-feira, 19, tornando-se campeão de taekwondo na categoria 68kg e o primeiro medalhista olímpico da história da Jordânia.

Na decisão, o atleta de apenas 20 anos derrotou o russo Alexey Denisenko, que era o favorito, por 10 a 6. Antes da final, ele eliminara rivais de alto nível, como o sul-coreano Dae-Hoon Lee, número dois do ranking, e o espanhol Joel Bonilla Gonzalez, campeão olímpico da categoria até 58kg em Londres. Sul-coreano e espanhol levaram as medalhas de bronze em disputa.

A medalha de ouro recebida pelo atleta da Jordânia tem revelado uma disputa simbólica discreta, mas que ganha força na imprensa israelense. Vários jornais escreveram celebrando o "filho dourado" de Israel de um vilarejo próximo a Jerusalém.

O que não foi dito em nenhum lugar é que Ahmad Abughaush é de origem palestina. O vilarejo de seus antepassados chama-se Emwas e foi destruído em 1967 pelo exército israelense. Alguns de seus familiares permaneceram como refugiados em outro vilarejo dentro de Israel chamado Abu Ghosh e outros se tornaram refugiados, morando, em sua maioria, em Ramallah e na Jordânia.

Assista aqui ao trailer de um filme que será lançado em breve e que conta a história de Emwas.

E acompanhe a página no Facebook de Ahmad Abughaush