ICArabe presente no curso Mundo Islâmico, promovido pela Fambras em Brasília

Qua, 02/11/2016 - 12:03
Publicado em:


Diplomatas e funcionários do governo terão uma semana de aulas sobre sociedade, cultura e estado no Islamismo. Em sua quarta edição, curso traz novos tópicos, como a questão de gênero
 
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) e o Ministério das Relações Exteriores promovem a quarta edição do curso O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado, de 07 a 11 de novembro, em Brasília. A inciativa tem apoio do ICArabe e participação do presidente do Instituto, Mohamed Habib.
 
Este ano, o curso traz novos tópicos, que foram incluídos a pedido dos participantes das edições anteriores.
 
“Fizemos alterações significativas, incluímos a questão de gênero (o papel da mulher no Islamismo), que é muito perguntado, e por isso foi dado um tempo a mais [para falar do tema]. O halal também tinha um espaço pequeno e foi dado um tempo maior”, explica Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras e coordenador do curso, sobre as alterações da nova edição. O termo halal refere-se ao que é lícito na vida de um muçulmano, seja em questões de consumo ou de comportamento.
 
Os alunos do curso serão funcionários do Itamaraty e de outros ministérios e órgãos do governo federal, além de diplomatas de países sul-americanos que trabalham em Brasília e jornalistas. Zoghbi afirma que as últimas edições do curso mostraram que os participantes saem de lá mais preparados para lidar com os assuntos relacionados a países islâmicos. “Eles vão lidar com os temas que o curso aborda e vão ter uma bagagem muito maior para lidar com essas demandas do dia a dia”, aponta.


ICArabe e ANBA