Curso do ICArabe finaliza com abordagem sobre dinastias islâmicas

Qua, 30/11/2016 - 18:05
Publicado em:

Terminou na última quinta-feira (25) o curso “Arte e Civilização Islâmica”, ministrado pelo historiador Plinio Freire. As aulas aconteceram na Livraria Martins Fontes, na unidade da Avenida Paulista, em São Paulo. O curso foi uma parceria do Instituto da Cultura Árabe com a livraria, com coordenação de Helosia Abreu Dib Julien.

A última aula falou sobre Marrakesh. Freire discorreu, entre outros temas, sobre a arquitetura relacionada às dinastias islâmicas e discorreu sobre a repetição de componentes como portas e pilastras. “A arquitetura tenta recriar o infinito na própria estrutura”, afirmou.

O curso Arte e Civilização Islâmica abordou dos primórdios até a expansão pelo Mediterrâneo, dividido em duas partes: a primeira falou sobre Petra, Meca, Damasco e Baghdad; a segunda etapa, além de Marrakesh, tratou sobre Cairo, Kayrauan e Al-Andalus.

Um novo curso, também com oito aulas, está programado para 2017. A nova edição será voltada aos estudos sobre a expansão para a Pérsia e a Ásia.

E no dia 8 de dezembro, às 19h30, Plínio Freire ministrará a palestra "Iluminuras Islâmicas", no Ciclo Temas da Civilização Islâmica, também na Livraria Martins Fontes. Para inscrições, acesse o link http://www.icarabe.org/palestras-temas-da-civilizacao-islamica