Ciclo de Conversas sobre Cultura Árabe ganha mais um encontro: com Marcia Dib, dia 18 de julho

Qua, 06/07/2016 - 01:34
A programação do “Ciclo de Conversas sobre Cultura Árabe”, realizado pelo ICArabe em parceria com a Livraria Martins Fontes (unidade Avenida Paulista), ganhou mais uma palestra: no dia 18 de julho, Marcia Dib conversará com o público sobre o tema “Mulheres árabes como ‘Odaliscas’: uma imagem construída pelos ocidentais”. Marcia é mestre em cultura árabe pela FFLCH-USP; autora do livro “Música Árabe: expressividade e sutileza”, diretora do Mabruk! Companhia de Danças Folclóricas Árabes, professora, coreógrafa e bailarina de danças árabes.

Com o novo encontro, a palestra com o diretor e curador da “Mostra Mundo Árabe de Cinema”, Geraldo Adriano Godoy de Campos, prevista anteriormente para 18/07, foi alterada para 02 e agosto. O tema do encontro será “Cinema Árabe na Atualidade”. Campos é professor de Sociologia das Relações Internacionais na ESPM, pesquisador da Cátedra Edward Said (Unifesp), curador musical da Biblioteca Mário de Andrade, produtor musical e doutorando de Filosofia Política na USP com pesquisa sobre o cinema palestino contemporâneo.

A conferência “O véu e o conflito da visibilidade”, do mestre em História pela FFLCH-USP, Plinio Freire, foi mantida no dia 22/07. Freire tem extensa vivência de estudos na Itália e no Oriente Médio com foco no renascimento e Cultura Árabe e Islâmica. Também atua como conferencista e docentes em cursos livres do Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu da Arte Moderna e Centro Universitário Maria Antonia/USP.

A palestra que ainda deveria ter acontecido com a professora tradutora Safa Jubran no último dia 23, mas foi adiada por um imprevisto pessoal, será realizada em agosto, com data a definir.

O Ciclo tem coordenação de Heloisa Abreu Dib Julien, secretária geral do ICArabe, com apoio de Yasmin Fahs, Natalia Nahas Carneiro Maia Calfat e Jamile Abou Nouh, membros da Diretoria do Instituto.

 

Serviço

Ciclo de Conversas sobre Cultura Árabe

Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509 

Horário das palestras: das 19h30 às 21h30

 

18/07, segunda-feira, das 19h30 às 21h30

Mulheres árabes como “Odaliscas”: uma imagem construída pelos ocidentais – Marcia Dib

 

22/07, sexta-feira, das 19h30 às 21h30

O véu e o conflito da visibilidade - Plinio Freire

 

02/08, terça-feira, das 19h30 às 21h30

Cinema Árabe na atualidade - Geraldo Adriano Godoy de Campos