Diretora do ICArabe participa de encontro sobre mulheres imigrantes e refugiadas

Qui, 17/08/2017 - 18:01

 

A jornalista Soraya Misleh, diretora de Comunicação e Imprensa do ICArabe, mestre em Estudos Árabes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e autora do livro “Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina”, participará, ao lado de Katina Quitanilha, da roda de conversa “Mulheres imigrantes e refugiadas”. O encontro acontecerá dia 27 de agosto, às 16h, no Okupação Cultural Coragem (Rua Vicente Avelar, 53 - Cohab II - Itaquera, São Paulo) .

Como analisa Soraya, no Brasil e no mundo têm sido frequentes ataques xenófobos e racistas contra milhões de pessoas que migram em busca de sobrevivência. Embora a situação seja comparada a um cenário de guerra mundial, pouco se tem falado que essas pessoas em sua maioria são expulsas de suas casas e separadas de suas famílias por motivos econômicos e políticos que interessam ao sistema capitalista. O caso palestino é um exemplo. De forma muito preocupante, dados mostram que mulheres e crianças têm sido o principal alvo de violações a direitos humanos nesse deslocamento entre fronteiras e quando chegam ao país de destino. "A grande maioria de representantes políticos tem sido omissa ou agente dessa barbárie e a grande mídia tem disseminado informações que vão na contramão da garantia de direitos e de um olhar humano sobre aqueles que são levados a se deslocar", ressalta a jornalista.

“A roda de conversa propõe, nesse sentido, refletir sobre como podemos colaborar para romper com essas fronteiras da informação e nos organizarmos para barrar assistemáticas violações, do contexto global ao local, no corpo e na vida das mulheres em situação de deslocamento forçado”, informa Soraya Misleh.

Para confirmar presença no evento no Facebook, clique aqui