Nota de repúdio aos atentados na Bélgica e na Turquia

Ter, 22/03/2016 - 15:40

O Instituto da Cultura Árabe repudia veementemente os ataques ocorridos nesta terça-feira, 22 de março, no aeroporto e no metrô de Bruxelas, na Bélgica, e também os atentados na Turquia, ocorridos nos dias 13 e 19. Tratam-se de atos violentos que só colaboram para aumentar a intolerância entre os povos e fazem vítimas não apenas nos locais onde ocorrem, mas também nos países árabes e muçulmanos, que sofrem retaliações.

O ICArabe também manifesta sua solidariedade ao Centro Islâmico de Brasília, que nesta segunda-feira sofreu vandalismo, um ato de intolerância religiosa contra a comunidade muçulmana no Brasil.

Como uma instituição laica e independente, defendemos a liberdade de culto religioso a todas as religiões. E reiteramos nossa visão de que não se pode imputar ao Islã os atos de barbárie que alguns autointitulados islamistas tentam em vão justificar.

Declaramos nossa solidariedade às vítimas e seus familiares na esperança de que o diálogo e a paz possam se restabelecer em nosso mundo.

 

Diretoria do Instituto da Cultura Árabe