Árabes na Bienal do Livro: dos clássicos à gastronomia

Qui, 28/08/2014 - 23:52
Publicado em:
A cultura árabe marca presença na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que reúne até domingo, dia 31, as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Nos estandes da exposição figuram desde livros clássicos de escritores árabes como obras sobre a famosa gastronomia da região, de formação sobre religião islâmica ou voltadas para crianças, além de atividades literárias, como contação de histórias. 

No estande que a Editora Boccato organizou para a mostra está o livro “Árabes no Brasil – História e Sabor”, escrito por Ricardo Maranhão e o Estúdio Paladar, este último, estúdio gastronômico da própria editora, que é voltada para a área. A publicação é a única sobre comida árabe no espaço da Boccato na Bienal, mas segundo a coordenadora de eventos Rita dos Santos, é um dos mais vendidos, tanto no evento quanto rotineiramente.

Dá também para se deparar com clássicos famosos do Oriente Médio como o Livro da Alma, de Ibn Sina, estudioso da Filosofia e da Medicina conhecido no Brasil como Avicena. A publicação em português, com tradução de Miguel Attiê Filho e lançamento em 2010, pode ser encontrada no estande da Editora Globo.

No espaço da Editora Globo também estão livros de brasileiros que fazem referências ao mundo árabe, como “A gata do rio Nilo”, de 2011, escrito por Lia Neiva. É uma história contada em seis versões, cada uma delas em diferente época e estilo literário. Em um momento da história, a gata Glorinha, maltratada, lembra sua vida passada, no Egito Antigo. O objetivo é mostrar de maneira didática desde as linguagens barroca e romântica até a pós-moderna.

A editora Biblioteca do Exército trouxe para a Bienal uma série de títulos sobre o mundo árabe. Ela é voltada para a história militar e costuma publicar também obras do exterior em português. Caso do livro “Iraque, um conflito polêmico”, de 2010, do jornalista Michael Gordon e do tenente-general Bernard Trainor, ambos norte-americanos. Também estão no estande “Paz e Guerra no Oriente Médio”, do norte-americano David Fromkin, e “Bagdá ao Alvorecer – A Guerra de um Comandante no Iraque”, de Peter Mansour, também dos Estados Unidos.

O mundo árabe está no exotismo da Bienal, como no estande da Ciex Cautivo Importação e Exportação Ltda, que vende minibooks, livros de tamanho minúsculo. A editora é peruana, publica em vários idiomas, entre eles o português. Entre os autores expostos na Bienal estava o pensador libanês Khalil Gibran com três de suas obras – “O Profeta”, “O Louco” e “A Procissão” – em um exemplar apenas, para literalmente colocar no bolso com folga.

Islã entre livros

Voltado totalmente para a cultura árabe e islâmica, o estande da editora Arresala chama a atenção dos visitantes da Bienal. No local estão à venda publicações sobre o Islamismo e a cultura árabe, além de filmes produzidos em países do Oriente Médio, artigos de decoração, como quadros e tapetes, véus para mulheres muçulmanas e outras peças. A editora, que é ligada ao Centro Islâmico no Brasil, participa pelo sexto ano da mostra de livros.

De acordo com o secretário-geral da editora, Nasser Khazraji, o objetivo da participação na Bienal e do trabalho da editora é divulgar a cultura islâmica e árabe no País. A Arresala publica alguns livros traduzidos do árabe e outros escritos no próprio Brasil, como os do xeque Taleb Hussein Al-Khazraji, que vive no País. Há duas coleções centrais, uma chamada "Da Orientação do Islam", com livros que explicam coisas básicas como o que é a religião, como é seu jejum, a educação de crianças, e outra coleção, a "Nossa Mensagem", com temas do Islamismo mais avançados sobre, por exemplo, filosofia entre os muçulmanos, direito das mulheres, economia islâmica, entre outros.

Já foram lançados 110 títulos, sendo 45 impressos. Os demais são apenas online. Nasser Khazraji conta que a grande procura pelas obras vem de professores, pesquisadores, universitários ou mesmo bibliotecas. Um dos lançamentos, na Bienal, é o livro "Islamismo", também do xeque Khazraji, lançado em uma parceria com a editora Bella Letra. A editora está publicando livros sobre as diversas religiões escritos por pessoas que as seguem.

No sábado, às 15 horas, haverá no estande da Arresala o lançamento de livros da coleção, como o do Islamismo, além de outros dois sobre Budismo, escrito por Heródoto Barbeiro, e sobre Espiritismo, do presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini. Os escritores, além de outros especialistas nos temas, estarão no local. Na sexta-feira, às 15h30, haverá uma palestra do escritor Paulo Farah sobre o Islã no Brasil, e no sábado, às 18 horas, será feito no estande um casamento religioso muçulmano. O objetivo é mostrar essa cerimônia no Islã ao publico brasileiro.

Infantil

Para as crianças, o estande do Sesc São Paulo apresenta a sessão de contação de histórias “Mil e uma histórias”. O grupo Teatro das Senhoritas conta diversas histórias do clássico da literatura árabe, “As Mil e Uma Noites”. Formado pelas atrizes, pesquisadores e produtoras Débora Zamarioli, Isis Madi e Sandra Pestana, e contando com a colaboração do músico Renato Garcia, o grupo tenta unir e criar uma metodologia de trabalho própria, baseada em estudos sobre técnicas narrativas, educação do movimento, figurinos e colagem.

Confira a programação da Bienal no site http://www.bienaldolivrosp.com.br/  ou siga a página do Facebook https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp?fref=ts

Itinerância no Sesc

O programa Itinerância Sesc Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que traz convidados da programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo para participar de atividades nas Unidades do Sesc, promoverá, nexta sexta-feira, dia 29, um encontro com o escritor Elias Khoury e Safa A.C. Jubran, tradutora de sua obra no Brasil. 

Com mediação de Marcelo Maluf, o encontro procura discutir as questões políticas e culturais presentes na literatura de Elias Khoury.

 

Serviço: 

Sessões de “Mil e uma histórias”

Dias 31 de agosto, das 14h às 16h, Edições Sesc SP

Estande: K500

É necessário retirar senhas com antecedência

 

Encontro com Elias Khoury e Safa A. C. Jubran no Sesc

Quando: 29 de agosto, às 20h

Onde: Sesc Belenzinho - R. Padre Adelino, 1000 – Belém

Lugares: 50

Entrada Franca

Mais informações: (11) 2076-9700 ou www.sescsp.org.br

 

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 

De 22 a 31 de Agosto de 2014

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP

Horário de Visitação:

Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)

Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h)

Dia 31 de agosto, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)

 

Embarque/Desembarque - Rua Marechal Odylio Dennys, oposto ao nº 70.

Informações: 11 3060-5000 ou http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp?fref=ts