Prêmio Rei Hassan II vai dar US$ 100 mil para trabalho sobre segurança hídrica

Qui, 23/11/2017 - 16:34
Publicado em:

Premiação ocorrerá durante a abertura do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

 

Estão abertas até 30 de novembro as inscrições para a 6ª edição do Grande Prêmio Mundial para a Água Rei Hassan II, um dos maiores do planeta sobre o tema, organizado pelo governo do Marrocos e pelo Conselho Mundial da Água. A entrega do prêmio será realizada durante a abertura do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março de 2018.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.hassan2gwwp.org. O vencedor ganhará um cheque no valor de US$ 100 mil dólares, além de um troféu e um certificado. As candidaturas podem ser individuais, em grupo ou por organizações.

A edição de 2018 tem como tema “Cooperação e solidariedade nas áreas de gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos” e vai premiar candidatos com experiências significativas no assunto “Trabalho para ampliar a solidariedade e a inclusão a fim de garantir a segurança hídrica e justiça climática”. Serão aceitos trabalhos nas áreas científicas, econômicas, técnicas, ambientais, sociais, institucionais, culturais ou políticas.

O Prêmio, concedido a cada três anos, homenageia a memória do Rei Hassan II do Marrocos e sua visão estratégica em termos de proteção e gestão sustentável dos recursos hídricos, visando garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico e social. A iniciativa, que teve início em 2003, ocorre sempre na mesma época do Fórum Mundial da Água. O Marrocos sediou o 1º Fórum, em 1997, em Marrakesh.

Para mais informações sobre o Prêmio, acesse o site do Conselho Mundial da Água, ou mande e-mail para hassan2@worldwatercouncil.org. Clique aqui para ler o regulamento em português.

Vencedores das outras edições

Um dos homenageados do 1º Prêmio Rei Hassan II, em 2003, foi Jerson Kelman, ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). Ele foi reconhecido pelos trabalhos relacionadas à água e pelas contribuições para a melhoria da gestão de recursos hídricos.

Em 2006, a premiação foi para Torkil Jonch Clausen, pelas destacadas contribuições para o avanço da gestão integrada de recursos hídricos em escala global. Clausen, que é um dos fundadores da Parcerial Global pela Água, atua como presidente da Comissão do Processo Temático do 8º Fórum Mundial da Água.

Em 2009, Abdulatif Youssef Al-Hamad, CEO do Conselho do Fundo Árabe para o Desenvolvimento Econômico e Social foi o vencedor com o trabalho de cooperação e solidariedade nos campos de desenvolvimento e gestão dos recursos hídricos.

Em 2012, a organização internacional independente com sede na Tunísia, Observatório do Saara e do Sahel, levou o 4º Prêmio Rei Hassan II.

Em 2015, Abdou Maman, diretor da Tech Innov Niger, foi reconhecido por construir um sistema integrado e inovador de irrigação remota, que combina telefones celulares e painéis solares e permite aos agricultores controlar remotamente a irrigação de suas culturas.

Júri

O júri de avaliação da 6ª edição do Prêmio é composto por: Charafat Afailal El Yedri, ministro de Energia, Minas, Água e Meio Ambiente (presidente do Júri); Assia Bensalah Alaoui, co-presidente do Gabinete de Cooperação Econômica para o Mediterrâneo e parte nordeste de Marrocos; Mohamed Ait Kadi, presidente do Conselho Geral de Desenvolvimento Agrícola; Hassan Lamrani, especialista internacional em assuntos de água, saneamento e irrigação; Abdeslam Ziyad, diretor de Pesquisa e Planejamento da Água; Abdoulaye Sene, presidente da Comissão Preparatória da Organização do 9º Fórum Mundial da Água "Dakar 2021"; Fadi Comair, presidente honorário da Rede Mediterrânea de Organizações da Bacia; Diane d'Arras, presidente da Associação Internacional da Água (IWA); e Akiça Bahri, professora do Instituto Nacional Agronômico da Tunísia (INAT).

Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, na França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

As sete edições anteriores do evento foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coréia do Sul, 2015).