Jovem síria é a jornalista do ano do Prêmio Repórteres sem Fronteiras

Qua, 18/11/2015 - 22:16
Publicado em:

A premiação foi concedida na última terça-feira a Zaina Erhaim, escolhida por sua ética, determinação e coragem, segundo os organizadores.A jornalista síria Zaina Erhaim, 30 anos, que trabalha na cidade de Aleppo, devastada por mais de quatro anos de guerra, é a vencedora da edição  2015 do Prêmio Repórteres Sem Fronteiras (RSF ), apresentado terça-feira à noite em Estrasburgo.

A jovem, cujo país é atualmente um dos mais desafiadores do mundo para jornalistas, foi escolhida por sua "ética, determinação e coragem" e capacidade de “enfatizar a dimensão humana por trás das cenas de guerra", disseram os organizadores.

O prêmio foi entregue a um tio dela em uma cerimônia realizada paralelamente ao "Fórum Mundial da Democracia", com a presença do Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland.

Por dois anos, Zaina Erhaim treinou uma centena de pessoas - um terço delas mulheres - nos meios de comunicação de jornalismo televisivo e impressso, contribuindo para o surgimento de novos jornais e revistas na Síria.

 

Texto original em francês no site http://www.24heures.ch/monde/jeune-syrienne-journaliste-annee/story/19971501