Revista Tempo Brasileiro dedica edição a estudos orientais no Brasil

Qui, 03/10/2013 - 11:52
Publicado em:

A revista “Tempo Brasileiro”, que tem 45 anos de história, convidou a professora Safa Jubran, Doutora em Linguística e tradutora da Língua Árabe, para organizar a edição de número 193, “Estudos orientais no Brasil”. A publicação apresenta artigos de estudiosos brasileiros de diversos campos do conhecimento, como Michel Sleiman (vice-presidente do ICArabe), Bruno Barreto Gomide, Mamede Mustafa Jarouche, Miguel Attie Filho, Lusine Yeghiazaryan, Antonio José Bezerra de Menezes Jr., Antonio Brancaglion Jr., Moacyr Amâncio e Lica Hashimoto.

A iniciativa, diz o texto de apresentação do volume, escrito pelo imortal da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, “consolida o Brasil como laboratório dos diversos orientes que fazem parte de nossa cultura”.

Lucchesi ressalta o grau de importância dos textos orientais no Brasil, que “têm alcançado uma qualidade visível e uma continuidade incontornável, nesses últimos vinte anos, dentro do âmbito acadêmico”.

Esta condição, segundo o texto, coloca o país num diálogo direto com os mais variados orientes. “Sem mediadores que produzam ruído ou interferência, de ordem política, semântica ou ideológica, entre a nossa cultura e as ‘outras partes do ocidente´.” Trata-se de apostar nessa materialização dos resultados obtidos até agora, com a integração do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade, afirma Lucchesi.

Para informações sobre como adquirir a revista, acesse http://www.tempobrasileiro.com.br/revista.htm