11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: “Cinema da Vela - Traços, sonhos e distopias” com a presença do cineasta Luiz Bolognesi, dia 16, no CineSesc

Seg, 15/08/2016 - 10:26
Publicado em:

A 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que consolida um de seus principais objetivos que é criar pontes e diálogos entre cineastas árabes e brasileiros, a partir das temáticas dos próprios filmes, promoverá, nesta terça-feira, 16, às 20h, no Cinesesc, mais uma atividade especial desta edição: o bate-papo “Cinema da Vela - Traços, sonhos e distopias”, com o cineasta Luiz Bolognesi, que escreveu e dirigiu o longa-metragem de animação “Uma História de Amor e Fúria” (2013). A atividade acontecerá logo após as exibições dos filmes “Ondas 98” e da trilogia sci-fi de Larissa Sansour (Estado-Nação, Êxodo no Espaço e No futuro eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana), que começam às 19h.

A ideia dos encontros é que possam abrir novos olhares sobre a contemporaneidade.  O cinema historicamente contribuiu para a forma como imaginamos cenários distópicos. Em um momento no qual a necessidade de criatividade política faz-se presente no mundo todo, acompanhamos novas produções, incluindo filmes de animação, que reviram a história em busca dos riscos de que novas catástrofes se repitam. Que diálogos podemos estabelecer com esses cineastas?

A 11ª Mostra Mundo Árabe é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio - SESC, patrocínio do Banco do Brasil e copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A curadoria é de Geraldo Adriano Godoy de Campos.

Além do CineSesc, a Mostra está em cartaz no CCBB-SP, Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural São Paulo e Casa das Rosas.

Sobre Luiz Bolognesi

Roteirista e diretor de cinema, Bolognesi escreveu e dirigiu o longa-metragem de animação Uma História de Amor e Fúria (2013). A produção venceu o prêmio Cristal de Melhor Longa Metragem em Annecy (França), o principal festival de animação do mundo. O filme foi exibido nos cinemas de seis continentes e também premiado nos festivais de Tóquio, Shangai, Atenas, Bordeaux, Strasbourg, Buenos Aires e pela Academia Brasileira de Cinema. Foi exibido na América Latina pela HBO e tem exibição programada na TV Globo.

 

Veja a programação completa em http://www.mundoarabe2016.icarabe.org/inicio

Página do Facebook: https://www.facebook.com/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema-3290059739322...