11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: Al Janiah exibe documentário inédito

Sex, 12/08/2016 - 10:46
Publicado em:

O espaço cultural e gastronômico Al Janiah exibiu na última quinta-feira (11) o documentário inédito no Brasil "La Couler Du Sacrifice (A Cor do Sacrifício), do diretor marroquino Mourad Boucif, que veio ao País para a abertura da 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A exibição no Al Janiah é uma das atividades da Mostra.

"Nós quisemos aproveitar a presença dele (do diretor) para  fazer a exibição, que não estava prevista. O Al Janiah é um lugar com um significado especial", disse o curador do festival, Geraldo Adriano Campos ao público. Ele também aproveitou para convidar o público para a festa de abertura da Mostra que acontecerá neste sábado (14), a partir das 20h, no espaço, que é voltado para a divulgação da culinária e cultura palestina.

O documentário de Boucif apresenta relatos sobre o recrutamento nas colônias francesas para a Segunda Guerra Mundial. É o mesmo tema do filme de abertura do festival "Homens de Argila", também dirigido por ele.

"Vejo esse filme e falo: 'essa é a verdade.' Outros filmes sobre o assunto são franceses, do ocidente", afirmou o egípicio brasileiro Ahmed Hassanen, 64. "Os franceses prometeram a independência em troca do recrutamento para as colônias, mas não cumpriram", criticou. O ator do filme de abertura da Mostra Jawad El Boubsi estiveram presentes na exibição e confraternizaram com o público.

A 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é realizada pelo Instituto d¬a Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço S¬ocial do Comércio - SESC, patrocínio do Banco do Brasil e copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

A edição deste ano traz cinco sessões temáticas: Panorama Mundo Árabe; Cinema Palestino; Diálogos Árabe-Latinos; Imagem, Tempo e História e Pequenos Olhares - e encontros com convidados brasileiros e árabes. Um dos objetivos da Mostra é buscar espaços de diálogo entre as obras de diretores árabes e brasileiros”, ressalta o curador.

Os filmes ficam em catrtaz até o dia 28 de agosto no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-SP, CineSesc, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade. A programação inclui ainda debates e outras atividades.

Confira a programação completa no site: http://www.mundoarabe-2016.icarabe.org/programacao