Mostra Mundo Árabe de Cinema: diretor convidado exibe documentário inédito no espaço cultural Al Janiah, nesta quinta-feira, 11 de agosto

Qua, 10/08/2016 - 11:03
Publicado em:

A 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que começou nesta quarta-feira, no Cinesesc, em São Paulo, oferecerá uma atração extra nesta quinta-feira, dia 11: o diretor Mourad Boucif, de “Homens de Argila”, filme de abertura do festival, apresentará o documentário "La Couleur Du Sacrifice", inédito no Brasil, e fará um bate-papo com o público no espaço cultural Al Janiah. O encontro terá a participação do ator de “Homens de Argila”, Jawad El Boubsi, também convidado especial da Mostra.

O documentário de Mourad Boucif aborda a participação de tropas de colónias francesas nas batalhas da Segunda Guerra Mundial, com depoimentos de antigos combatentes que se distinguiram na batalha de Gembloux, mas caíram no esquecimento. O filme dá voz a esses homens que vieram de outros lugares, em sua maioria recrutados, e desempenharam um papel crucial durante a Segunda Guerra Mundial e, em particular, durante a libertação. 

Ignorados pelos livros escolares, eles agora procuram trazer à tona esta página ocultada da História testemunhar com força e indignação a forma como o governo francês os ignora. Apesar do desprezo e injustiças, esses homens que fizeram história nos oferecem uma bela lição de humanidade.

O filme é falado em francês e terá legendas em espanhol (veja aqui entrevista com o diretor)

A 11ª Mostra MUndo Árabe de Cinema é promovida pelo Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio - SESC, patrocínio do Banco do Brasil e copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A programação ficará em cartaz de 11 a 28 deste mês no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-SP, CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade e Casa das Rosas. A curadoria é de Geraldo Adriano Godoy de Campos.

Veja a programação completa no site da Mostra.