11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: produções inéditas, animações e filmes que abordam o olhar das crianças estão presentes na edição 2016

Qua, 03/08/2016 - 12:07
Publicado em:

O Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio - SESC, patrocínio do Banco do Brasil e copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, promoverá, de 10 a 28 de agosto, a 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A abertura será realizada no dia 10, a partir das 20h30, no CineSesc, com a exibição do filme “Homens de Argila” e presença do diretor marroquino Mourad Boucif, e a programação ficará em cartaz de 11 a 28 deste mês no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-SP, CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade e Casa das Rosas. A curadoria é de Geraldo Adriano Godoy de Campos.

Como tem sido desde sua primeira edição, o diálogo, a hospitalidade e a abertura ao “outro” continuam presentes nas produções que integram a Mostra, convidando o público a refletir sobre a atualidade de nosso mundo, que vivencia conflitos, deslocamentos humanos e xenofobia, e tornando o “conhecer o outro” fator essencial de nossos tempos.

Geraldo Adriano Godoy de Campos explica o eixo de curadoria em 2016. “Contempla o tema do tempo e da busca pelas imagens, em uma relação na qual o passado irrompe em instantes de forma intempestiva. Esse olhar dos cineastas é essencial para a criatividade política de que necessitamos atualmente", ressalta. 

Esta edição traz cinco sessões temáticas - Panorama Mundo Árabe; Cinema Palestino; Diálogos Árabe-Latinos; Imagem, Tempo e História e Pequenos Olhares - e encontros com convidados brasileiros e árabes. “Um dos objetivos da Mostra é buscar espaços de diálogo entre as obras de diretores árabes e brasileiros”, ressalta o curador.

A abertura da mostra ocorrerá no Cinesesc-SP, no dia 10, a partir das 20h30. A obra que inicia o evento é Homens de Argila (assista ao trailer aqui), filme do Marrocos feito em coprodução com Bélgica e França. “Durante a Segunda Guerra Mundial, os franceses foram às suas colônias para recrutar pessoas para lutar contra o nazismo. Cerca de 950 mil pessoas da África do Norte foram lutar contra a Alemanha e essa é a história dessas pessoas”, explica Campos sobre a produção de 2015. O diretor do filme, o marroquino Mourad Boucif, irá participar da sessão.

A Mostra

Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos, a Mostra vem se destacando ano a ano por apresentar uma programação de filmes contemporâneos com importante repercussão em festivais internacionais, que abordam a diversidade do mundo árabe em temas políticos, sociais e culturais dos países árabes, bem como sua relação com o Brasil e América Latina.

Consolidada no calendário cultural de São Paulo e referência como evento cinematográfico, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consagrou-se como evento internacional, aproximando o público da produção cinematográfica do mundo árabe e de outros países que abordam a temática árabe, como produções europeias e latinas.

A Mostra foi revelando-se ano a ano, desde sua criação, como uma ação que ganha potência nos encontros, nas pontes e nos diálogos, como afirma o curador Geraldo Adriano Godoy de Campos. Em 2016, a insistência no diálogo e na hospitalidade e a abertura ao Outro são princípios a serem preservados. O ICArabe, como instituição da sociedade civil brasileira, busca pesquisar, saborear, elaborar e transmitir traços culturais guiados por princípios humanistas, em um mundo com desafios cada vez maiores, seja nos países árabes, seja no Brasil. 

Após uma década de existência, frisa Godoy de Campos, a Mostra Mundo Árabe de Cinema segue formulando perguntas para as quais todas as respostas simples e precipitadas são pouco úteis. “A escolha dos filmes, assim como a organização das atividades paralelas, orienta-se pela convicção de que esses cineastas e suas sociedades têm muito a nos dizer. Com sua arte, suas imagens e narrativas, desfazem os olhares calcificados por representações midiáticas estereotipadas que nos apresentam cotidianamente o diferente como ameaçador. Instiga-nos, portanto, pensar essa programação como um mosaico de obras e ideias capazes de abrir caminhos possíveis para o encontro do Brasil com o mundo árabe, tanto naquilo que nos aproxima, como nas trocas sobre aquilo que nos distancia.”

O presidente do ICArabe, José Farhat, ressalta o crescente êxito da iniciativa ao longo de uma década. “A Mostra tem sido um sucesso ano após ano. Não houve um ano em que ela não fosse melhor que a anterior. São filmes de primeiríssima qualidade, que fizeram sucesso em certames internacionais.”

 

Para acompanhar as novidades da Mostra, acesse:

Página do Facebook da Mostra

Programação de filmes, espaços e horários de exibição:

http://www.mundoarabe2016.icarabe.org/

 

Sessões temáticas:

 

Panorama Mundo Árabe

Contempla uma seleção da produção cinematográfica recente dos países árabes, com filmes que são, em sua maioria, inéditos no Brasil. Movimentos humanos e olhares atentos a episódios históricos relevantes para a região são algumas das temáticas que percorrem o conjunto dos filmes.

Destaque para os filmes “Os Homens de Argila”, “Ondas 98”, “Orquestra cega”, “Os poços”, “Zinzana” e a animação “O Profeta”, baseada no livro do escritor libanês Khalil Gibran.

 

Cinema Palestino

A sessão “Cinema Palestino”, uma das janelas de exibição permanentes da Mostra, persiste no objetivo de mesclar filmes clássicos e contemporâneos de cineastas que seguem espalhados pelo mundo, ou que enfrentam a ocupação como realidade cotidiana, fazendo do próprio cinema uma forma muito particular de territorialidade. 

Em 2016, a Mostra exibe “Memória Fértil”, de Michel Khleifi, um dos filmes mais significativos da história do cinema palestino, “Amores, Roubos e Outras Complicações” e o curta “Ave Maria”, indicado ao Oscar 2016 (leia entrevista com o diretor).

 

Diálogos Árabe-Latinos

Sessão emblemática da concepção que sustenta a própria Mostra Mundo Árabe, na medida em que oferece anualmente o cinema como espaço e potência de encontros, de laços e de cruzamentos entre a América Latina e os países árabes. 

O filme chileno “Hamule”, de Mauricio Misle, insere-se no recorte geral da curadoria de 2016, uma obra que faz coincidir a busca pelas imagens com o movimento constante de retorno e reinvenção da própria temporalidade.

 

Imagem, Tempo e Memória

Mais do que nunca, precisamos ver e construir algum sentido naquilo que vemos. Esta sessão agrupa uma seleção de filmes que abordam a busca pelas imagens como encontro com outras temporalidades. Os cineastas escavam as possibilidades de representação, como ato de produção de sentido, perante a fragmentação da vida contemporânea.

Destaque para a trilogia de ficção científica de Larissa Sansour: “Êxodo no Espaço”, “Estado-Nação” e “No futuro eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”.

 

Pequenos Olhares

Os três curtas-metragens exibidos nessa sessão nos presenteiam com sonhos e inquietações daqueles que tentam rabiscar futuros possíveis em meio a escombros e esperanças. São três curtas de animação, dois iraquianos e um palestino, produzidos a partir dos desenhos de crianças.

“Crianças da Guerra”, “Desenhando por Sonhos Melhores” e “O Superman Iraquiano”.

 

PROGRAMAÇÃO/SINOPSES:

Panorama Mundo Árabe

 

Apaches 

França | 2014 | 97 minutos

Gênero: Ficção

Direção: Nassim Amaouche

Idioma: Francês com legendas em português

Elenco: Nassim Amaouche, André Dussollier, Laetitia Casta 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=71b8MBKG0oU

 

Sinopse

Durante o funeral de sua mãe, Samir troca olhares com um homem que não conhece: seu pai. Ele leva Samir para dentro de uma família que ele desconhece, no coração do bairro de Kabyle, em Paris. Lá lhe apresentam todas as tradições e costumes de seus habitantes. Todas essas experiências com pessoas de diferentes países fazem da infância de Samir o que ele pode chamar de “homem livre”, um Apache. 

Sobre a diretora

Com seu primeiro filme (De l autre côté – 2003), Nassim Amaouche tornou sua presença regular em festivais: participou da Semana da Crítica Internacional em Cannes, como também festivais de Locarno e Venice. Ganhou prêmios como o Discovery Prize da French Syndicate of Film Critics e melhor filme na competição Quality Production Prize do Centre National de la Cinématographie. Seu documentário gravado no Iraque e Jordânia, “A Few Crumbs fo the Birds” de 2005, foi selecionado para vários festivais, incluindo Venice e Locarno. Ganhou o Grand Prix e participou da Semana da Crítica Internacional em Cannes no ano de 2009 com a produção “Goodbye Gary Cooper”. 

11.8, quinta, 16h30, CCBB-SP

24.8, quarta, 16h30, CCBB-SP

 

Babylon 

Tunísia|2012| 119 minutos

Gênero: Documentário

Direção: Youssef Chebby, Ismael, Eddine Ala Slim

Idioma: O filme é falado em vários idiomas e, por opção do diretor, não foi legendado.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=llTvDsHTfNk

 

Sinopse

Depois da onda de protestos que surgiram na primavera de 2012 na Líbia, mais de um milhão de pessoas migraram para a vizinha Tunísia à procura de proteção, dado o aumento em escala da violência em seus países. A partir do momento em que um campo de refugiados se consolidou perto da fronteira da Tunísia com a Líbia, três cineastas começaram a filmar o dia a dia do campo sem proposta alguma. Os registros resultaram em uma crônica do campo de refúgio, com um olhar voltado às práticas populares, aos folclores e às ações humanitárias entre os residentes. Babylon revela um olhar novo e não-dogmático sobre os aspectos da Primavera Árabe.  

* O filme é falado em vários idiomas e, por opção do diretor, não foi legendado.

Sobre os diretores

Youssef Chebbi é cinegrafista e músico, trabalhou como assistente de direção em filmes tunisianos e franceses, sendo diretor dos filmes Vers Le Nord (2010), Babylon (2012) e Les Profondeurs (2013). 

Ismael é diretor de vídeos experimentais, vídeo-arte, documentário fotográfico e conceitual. Além disso, promove instalações multidisciplinares. Seus trabalhos já foram expostos em festivais como Reykjavik International Film Festival, International Film Festival of Belfort. 

Eddine Ala Slim nasceu em 1982 na Tunísia. Confirmou-se como cineasta, dirigindo uma sequência de curtas metragens (“Journal d un homme important” e “Journal d une femme importante”- ambos de 2010), no momento de crescimento dos movimentos que futuramente viriam a ser conhecidos como  Primavera Árabe . 

15.8, segunda, 14h30, CCBB-SP

24.8, quarta, 18h30, CCBB-SP

 

Eu sou o povo

França| 2014| 111 min. 

Gênero: Documentário  

Direção: Anna Roussillon

Idioma: Árabe com legendas em português 

Elenco: Farraj Abdelwahid

Trailer: https://vimeo.com/149954505 

 

Sinopse

Em janeiro de 2011 o Egito foi marcado por manifestações contra o governo. Enquanto dezenas de milhares de manifestantes se reuniram em Cairo, moradores pobres no sul do país acompanharam a situação tensa na Praça Tahrir pelas suas telas de TV. É a partir da perspectiva deles que este documentário apreende as mudanças políticas no Egito, desde a derrubada do presidente Mubarak até a eleição e queda de Morsi. O filme revela as esperanças e desilusões dos camponeses e mostra que, apesar desses eventos brutais, muito pouco de fato mudou em suas vidas. 

Sobre a diretora

Anna Roussillon nasceu no Líbano, foi criada no Egito e formada na França (tendo estudado Filosofia, Linguística, Linguagem, Literatura e Civilização Árabe, além de Cinema Documentário). Seu primeiro filme, “Eu Sou o Povo”, mescla um pouco de toda sua diversificada formação, ao abordar a agitação política sentida no entorno (efetiva e simbolicamente) da Praça Tahrir, que teve consequências históricas não só para o país, mas para toda a região.

11.8, quinta, 18h30, CCBB-SP

12.8, sexta, 21h, CineSesc

21.8, domingo, 20h, CCSP

26.8, sexta, 18h30, CCBB-SP

 

Eu estou com a noiva

Itália e Palestina | 2014|98 min. 

Gênero: Drama e Aventura

Direção:  Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande, Khaled Soliman Al Nassiry

Idioma: Árabe e Italiano com legendas em português

Casting: Tasneem Fared Abdallah Sallam, MC Manar Alaa Bjermi, Ahmed Abed Mona Al Ghabr

Gabriele Del Grande, Khaled Soliman Al Nassiry, Tareq Al Jabr, Marta Bellingreri, Rachele Masci,Chiara Denaro, Valeria Verdolini Elena Bissaca, Ruben Bianchetti, Daniele Regoli,

Marco Garofalo, Silvia Turati, Gina Bruno

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hppNuk0nB8c     

 

Sinopse

Um poeta palestino e um jornalista italiano conhecem um grupo de sírios e palestinos em Milão, que entraram na Europa através da ilha italiana de Lampedusa com o objetivo de escapar da guerra na Síria. Eles decidem ajudar os refugiados a completarem sua jornada rumo à Suécia através de um casamento arranjado – e, com sorte, assim evitar que sejam presos como traficantes. Com um dos palestinos vestido de noiva, e sírios e italianos como supostos convidados do casamento, eles cruzam metade da Europa em uma jornada de quatro dias e 3000 quilômetros. Inspirado em fatos reais que aconteceram na estrada entre Milão e Estocolmo no ano de 2013. Inédito no Brasil. 

Sobre os diretores

O diretor, Antonio Augugliaro iniciou sua carreira trabalhando no campo da videoarte com o grupo de artistas de New Media Studio Azzurro. Atualmente trabalha para canais de televisão Sky e Discovery e está ativo na cena do cinema independente Milan. 

Poeta, crítico literário e designer gráfico, Khaled Soliman Al Nassiry nasceu em Damasco em 1979 e vive em Milão desde 2009. Trabalha como diretor e designer gráfico para a Emiratian Publisher Noon. 

Escritor e jornalista independente, em 2006 fundou um Observatório das vítimas das fronteiras da Europa e, desde 2011, cobre as chamadas “Primaveras Árabes”.

13.8, sábado, 21h, CineSesc

17.8, quarta, 20h, CCSP

26.8, sexta, 16h30, CCBB-SP

 

Homens de Argila

Bélgica, Marrocos, França | 2015| 108 min. 

Gênero: Drama  

Direção:  Mourad Boucif

Idioma: Árabe com legendas em português

Casting: Miloud Nasiri, Magaly Solier, Tibo Vandenborre, Mourad WagliTrailer    

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Me5H4s_i_Ug 

 

Sinopse

O jovem órfão Sulayman, que foi criado por um velho eremita, vive numa rocha de argila localizada no Marrocos em perfeita harmonia com a natureza local. Sulayman se apaixona por Kadija, filha de Caid, chefe de uma imensa região, que prestes a morrer aceita o casamento entre os dois jovens. Eclode a 2ª Guerra Mundial, e o jovem Sulayman é forçado a alistar- se no exército francês. Imerso nas atrocidades da guerra, ele decide encontrar sua condição humana na dualidade entre os soldados franceses e o inimigo alemão, em uma guerra que, inicialmente, não tem nenhuma relação com seu país.

Sobre o diretor

Mourad Boucif nasceu em 1967 em Argélia de pais marroquinos, e tinha cinco anos quando ele chega na Bélgica. Amigo de infância de Taylan Barman (ambos são auto-didatas) , produzem um filme juntos em 1995, “O Amor do Desespero” e, em 1997, o filme “Kamel”, que foi transmitido pela RTBF e Arte. “Além de Gibraltar”(2001) é seu primeiro longa-metragem, seguido de “A Cor do Sacrifício” em 2006, documentário sobre os veteranos africanos na Segunda Guerra Mundial. 

10.08, quarta, 19h30, Cinesesc (Sessão de Abertura)

13.08, domingo, 16h30, CCBB-SP, exibição seguida do debate “O Cinema e as Sombras da História” com os convidados Mourad Boucif e Thiago Mendonça

14.8, domingo, 19h, CineSesc, exibição seguida de debate sobre o filme com os convidados Mourad Boucif e El Boubsi

18.8, quinta, 16h, CCBB-SP

21.8, domingo, 16h, CCSP

21.8, domingo, 18h30, CCBB-SP, com o curta “Desenhando para sonhos melhores”

27.8, sábado, 16h30, CCBB-SP

 

Ondas 98

Líbano, Qatar | 2015 |15 minutos

Gênero: Animação

Direção: Ely Dagher

Idioma: Árabe com legendas em Português

Trailer: http://www.kinoforum.org.br/curtas/2015/filme/43814/ondas-98 

 

Sinopse

A história de Omar se desenvolve entre a Beirute do clima de recuperação pós-guerra nos anos 90 e o sentido de fragmentação contemporâneo. Crescer no subúrbio de Beirute significou para Omar passar sua adolescência vivendo nas margens, sem nunca ter visitado muitas partes da cidade segregada. Seu único alívio é o tempo que passa olhando para a cidade sentado no telhado da escolar. Até que, em um dia frio de inverno, Omar testemunha algo que o arrasta para o inesperado.

Sobre o diretor

Nascido em Beirute, no Líbano, em 1985. Formado com Mestrado em “New Media and Contemporary Art Studies” pelo Goldsmiths College, em Londres (2009). Possui formação em “Animação 2D e 3D” e Direção de arte/ilustração pela Academie Libanaise des Beaux-Arts (2007). Vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2015 como melhor filme Curta-Metragem.

11.8, quinta, 19h, CineSesc, com “Estado-Nação”, Êxodo no espaço”, e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

17.8, quarta, 16h30, CCBB-SP, com “Estado-Nação”, Êxodo no espaço”, e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

17.8, quarta, 19h, CineSesc, com o filme “Recollection” seguida da atividade “Cinema da Vela – O Traço, o fragmento e o sonho” com o convidado Luiz Bolognesi

18.8, quinta, 16h, CCSP, com “Estado-Nação”,  Êxodo no espaço”, e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

20.8, sábado, 14h30, CCBB-SP, com “Estado-Nação”, Êxodo no espaço”, e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

23.8, terça, 19h, Casa das Rosas, sessão ao ar livre com “Estado-Nação”, Êxodo no espaço”, e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

27.8, sábado, 14h30, CCBB-SP, com “Estado-Nação”, Êxodo no espaço”, e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

 

O Profeta (The Prophet) 

USA, França, Canadá, Líbano, Qatar| 2014| 94 minutes 

Gênero: Animação 

Direção: Roger Allers, Gaëtan Brizzi, Paul Brizzi. With Liam Neeson, Salma Hayek, Quvenzhané Wallis, John Krasinsk. 

Idioma: Inglês com legendas em Português.  

Casting: Salma Hayek, Liam Neeson, John Krasinski, Alfred Molina, Quvenzhané Wallis, 

Frank Langella, Loreto Peralta, John Kassir, Assaf Cohen, Terri Douglas, Gunnar Sizemore, Leah Allers, Caden Armstrong.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=P3p7s2kusjs 

 

Sinopse

Adaptação do livro homônimo do escritor Khalil Gibran, “O Profeta”, que desde seu lançamento em 1923, vendeu 100 milhões de cópias e foi traduzido em 40 idiomas, o filme narra a história da amizade que acontece na ilha imaginária de Orphalese entre a jovem Almitra de 8 anos e Mustafa, prisioneiro político que cumpre sua sentença em prisão domiciliar. Porém, no dia em que os dois se conhecem, o governo informa Mustafa que está finalmente livre: os soldados conduzem-no até ao barco que o levará de regresso a seu país. Nesse caminho, Mustafa declama seus poemas à população de Orphalese, enquanto Almitra o segue em segredo e imagina paisagens suntuosas ilustrando as suas palavras. No entanto, quando a menina percebe que o governo reserva um destino funesto a Mustafa, decide arriscar tudo para ajudá-lo. Inédito no Brasil. 

Sobre o diretor

Produzido por Salma Hayek, integrou a seleção oficial do Festival Internacional de Cannes em 2015 e realizou sua première norte-americana no Festival Internacional de Toronto. Escrito e dirigido por Roger Allers, que nasceu em 1949 na cidade de Nova York-EUA e desde a infância tinha o sonho de trabalhar com seu ídolo Walt Disney. Entretanto, Allers conseguiu realizar esse sonho apenas parcialmente em 1985, após o falecimento do criador de Mickey Mouse, mas ingressou nos Estúdios Disney e em 1994 realizou seu primeiro trabalho como diretor, o filme Rei Leão, que foi premiado com dois Oscars. Atuou também no departamento de arte e como ilustrador em outros clássicos do estúdio, como “A Pequena Sereia” e “O Príncipe e o Mendigo”.

13.8, sábado, 14h, CCBB-SP, com “Crianças da Guerra”

14.8, domingo, 17h, CineSesc.

20.8, sábado, 16h, CCSP, com “Crianças da Guerra”

21.8, domingo, 14h, CCBB-SP, com “Crianças da Guerra”

25.8, quinta, 19h, Biblioteca Mário de Andrade, exibição seguida do debate sobre a obra de Khalil Gibran, com a presença de Jamil Ibrahim Iskandar

 

Os poços

Argélia| 2015|89 min. 

Gênero: Drama  

Direção:  Lotfi Bouchouchi

Idioma: Árabe com legendas em português

Casting: Farah Hatoum, Sahar Khalifeh

Elenco: Nadia Kaci, Laurent Maurel, Zahir Bouzerar, Layla Metsitane, Ourais Achour, Mohamed Adar, Mabrouk Farroudji,  Hania Amar, Djamila Bahr, Abdelkader Slimani, Mouni Boualem, Slimi Slimane, Nadjib Djendi, 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=LRaYO1pRfD4 

 

Sinopse

Mulheres e crianças de uma vila no sul da Argélia encontram-se cercadas por soldados e podem não escapar da situação com vida, devido à carência de um recurso natural básico: água. Inédito no Brasil. 

Sobre o diretor 

Diretor argelino e produtor executivo dos filmes "Barakat " e "Número Bled One".  Nascido em 1964 em Argel de uma família de cineastas , Lotfi Bouchouchi se formou na Escola de Cinema de Paris. No início dos anos 90, ele foi o primeiro assistente de Merzak Alouache e Mohamed Chouikh. Ele também trabalhou para as seguintes agências: TF1, France 24 e APTN.

12.8, sexta, 19h, CineSesc, com “Crianças da Guerra”

17.8, quarta, 16h, CCSP

28.8, domingo, 18h, Biblioteca Mário de Andrade

 

Orquestra Cega

Marrocos e França| 2014|110 min. 

Gênero: Drama  

Direção:  Mohamed Mouftakir

Idioma: Árabe com legendas em português

Casting: Younes Megri, Ilyas El Jihani, Mouna Fettou, Fedoua Taleb, Majdouline Idrissi , Salima Benmoumen, Mohamed Bastaoui, Fehd Benchemsi Abdlghani Sennak, Mohamed Louz, Souad Neijar, Oulaya Amamra 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7tKdYVEraz0 

 

Sinopse

No início do reinado de Hassan II, Houcine, fã do seu novo rei, é o líder de uma popular orquestra de música. Ele mora com a sua esposa Halima na casa da família dela, um lugar de intensa coabitação, com personagens que cruzam o ritmo de vida da orquestra e seus tradicionais dançarinos, os Chikhates. Nessa peculiar orquestra, seus integrantes fingem ser cegos para que possam tocar em festas exclusivas para mulheres dentro de casas de famílias marroquinas tradicionais. Inédito no Brasil. 

Sobre o diretor

“Pegasus” (exibido na 8a Mostra Mundo Árabe de Cinema) foi o primeiro longa dirigido por Mohamed Mouftakir. Ganhou incontáveis prêmios de curtas, como o Grand Jury do Fin Du Mois (2007) e LA Danse Du Foetus (2005) no Tangier Festival de Filmes. Além de “Orquestra Cega” (2014), co-dirigiu mais três roteiros. 

16.8, terça, 19h, CineSesc

19.8, sexta, 18h30, CCBB-SP

28.8, domingo, 14h, CCBB-SP 

 

Próxima Estação Musical: Iêmen 

Qatar e Iêmen | 2011 | 111 minutos

Gênero: Documentário

Direção: Fermin Muguruza

Idioma: Árabe com lengendas em Português

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rk8AC6Hm_Fk

 

Sinopse

Com uma produção da Al Jazeera Documentários, a visita ao Iêmen é emblemática ao mundo da música árabe. Da mesma forma que o país é cercado diferentes mares, possui uma grande diversidade em sua produção musical. Ao preservar melodias tradicionais e ao mesmo tempo mesclar influências da música eletrônica europeia e o rap, o Iêmen cria uma forma única e inovadora de se relacionar com a música. 

Sobre o diretor

Natural do País Basco, na Espanha, Fermin. Muguruza (à direita na foto) nasceu em 1973 e é, além de cineasta, cantor, compositor, produtor e cofundador da banda de ska punk Kortatu e do grupo Negu Gorriak. Seu trabalho no cinema inclui a direção de outros documentários musicais.

12.8, sexta, 18h30, CCBB-SP

18.8, quinta, 18h30, CCBB-SP

25.8, quinta, 17h, Biblioteca Mário de Andrade

 

Rue de La Folie 

Bélgica | 2014| 85 minutos

Gênero: Comédia

Direção: Jawad Rhalib

Idioma: Francês com legendas em português

Trailer: https://vimeo.com/105950692

 

Sinopse

Quatro meninas vivem a sua infância em uma fazenda presas por seu pai, que temia pela virgindade de suas filhas. Ao pai das garotas falecer, elas precisam começar a pagar as contas da casa. O principal desafio das garotas é enfrentar um mundo exterior perigoso e cheio de armadilhas criado por seu pai. 

Sobre o diretor

Jawad Rhalib é diretor e jornalista, nascido na Bélgica. Depois de fazer um mestrado em roteiro de filmes em seu país de origem e na França, se interessou pelo temas de direitos humanos e globalização. Diretor de diversos documentários e filmes exibidos em festivais internacionais, como no Festival de Montreal, Festival Internacional Francófono de Namur e o Festival Internacional de Valladolid

16.8, terça, 21h, Cinesesc, com “Desenhando para sonhos melhores”

17.8, quarta, 14h30, CCBB-SP

18.8, quinta, 20h, CCSP, com “Desenhando para sonhos melhores”

 

Zinzana

Kuwait | 2015 | 96 minutos 

Gênero: Drama e Thriller

Direção: Majid Al Ansari

Idioma: Árabe com lengendas em Português

Elenco: Omar Abdulhamid, Abdalla Bu Abed, Ahd,  Ali Al-Jabri, Mansoor Alfeeli, Saleh Bakri, Eyad Hourani, Ali Suliman, Yasa

Trailer: http://www.imdb.com/title/tt4377952/ 

 

Sinopse

Talal, detido em uma delegacia, é torturado por visões de seu passado e de seus familiares. O homem é retirado desse transe pela chegada de Daban, um policial aparentemente amigável que logo prova ser um psicopata que promove um verdadeiro banho de sangue através de um jogo psicótico que fará com que o encarceramento de Talal seja o menor de seus problemas.

15.8, segunda, 21h, Cinesesc, com o curta “Superman do Iraque” 

20.8, quinta, 20h, CCSP

21.8, quinta, 16h30, CCBB-SP

 

Cinema Palestino

 

Amores, Roubos e Outras Complicações

Palestina | 2015| 90 min. 

Gênero: Drama 

Direção:  Muayad Alayan

Idioma: Árabe com legendas em português

Elenco: Sami Metwasi, Maya Abu Alhayyat, Ramzi Maqdisi, Riyad Sliman, Kamel Elbasha, Hussein Nakhleh, Valantina Abu Oqsa, Mustafa Abu Hanood, Nicola Zreineh, Mohammad Othman

Trailer: https://vimeo.com/112886716      

 

Sinopse

Mousa entra em uma enrascada ao perceber que roubou o carro errado. O que ele pensou ser um carro israelense e uma forma fácil de ganhar dinheiro no seu empobrecido campo de refugiados da Palestina, transforma-se num grande problema quando descobre um soldado israelense sequestrado no porta-malas.  A esperança de Mousa de pagar o suborno que garantirá um visto de saída do país se dissipa quando ele se encontra fugindo das milícias palestinas e da inteligência israelense. 

Inédito no Brasil. 

Sobre o diretor

Muayad Alayan é um cineasta palestino que reside em Jerusalém desde que completou seus estudos em São Francisco-EUA, com o objetivo de realizar um cinema sobre a comunidade palestina, por meio das histórias de seu povo. Seu primeiro curta-metragem Lesh Sabreen?, que aborda as experiências e pontos de vistas dos jovens palestinos do seu vilarejo vivendo sob a ocupação israelense, foi exibido em 60 festivais internacionais. É co-fundador da Palcine Productions, que constitui um coletivo de produção audiovisual nas cidades de Bethlehem e Jerusalém, cujo objetivo é promover a colaboração entre jovens cineastas e profissionais do audiovisual, para impulsionar essa linguagem como meio de expressão.  

13.8, sábado, 19h, CineSesc, com o filme “Ave Maria”

14.8, domingo, 14h, CCBB-SP, com o filme “Ave Maria”

19.8, sexta, 16h, CCSP, com o filme “Ave Maria” 

25.8, quinta, 14h, com o filme “Ave Maria”

 

Apartamento 10-14

Palestina|2014| 8 minutos

Gênero: Ficção,  Curta-metragem

Direção: Tarzan & Arab Nasser 

Idioma: Árabe com legendas em Português

Elenco: Rashid Abdelhamid, Maria Mohammedi, Nabil Kawny.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=dfD9Ykf-GVg

 

Sinopse

É o seu aniversário. Enquanto espera sua futura esposa chegar, ele imagina o momento em que verá a moça pela primeira vez. Qual será seu presente? Enquanto fica entre o sonho e a realidade, ele recebe a visita de um estranho senhor. 

Sobre os diretores

Tarzan e Arab Nasser – com nomes reais de Ahmed e Mohamed Abu Nasser – cresceram em Gaza. Nasceram em 1988, um ano depois dos últimos cinemas serem fechados em Gaza. Se apaixonaram por cinema trabalhando com o cinegrafista palestino Khalil Al Mozayen, passando por quatro anos na produção de vanguarda na indústria cinematográfica de Gaza. 

Em 2010, Tarzan e Arab ganharam o prêmio “Young Artist of the Year Award” da A.M. Qattan Foundation pelo projeto artístico “Gazawood”, uma série de posters hollywodianos modificados com artes do exército israelense na Palestina. Os pôsteres ganharam exposições pelo mundo inteiro. 

Em 2013, com o financiamento pessoal de Rashid Abdelhamid, filmaram o curta Condom Lead. Estão trabalhando no Palestine Project em mais dois filmes. 

17.8, quarta, 18h30, CCBB-SP, com “Operação Condon Lead” e “Gaza 36mm” 

20.8, sábado, 16h30, CCBB-SP, com “Operação Condon Lead” e “Gaza 36mm”

25.8, quinta, 16h30, CCBB-SP, com “Operação Condon Lead” e “Gaza 36mm”

 

Operação Condon Lead

Palestina|2013| 14 minutos

Gênero: Curta-metragem

Direção: Tarzan & Arab Nasser 

Idioma: Árabe com legendas em Português.

Elenco: Rashid Abdelhamid, Maria Mohammedi, Eloise Van Vollestein.

Trailer: http://www.dailymotion.com/video/x16ewda_condom-lead-trailer_shortfilms

 

Sinopse

“Operação Cast Lead”. O nome da ofensiva de 2009 contra a Faixa da Gaza, indica a violência do ataque, bem como a duração: 22 dias contínuos. O terror e o desespero, reações universais em situações de conflito, tomaram conta da população, mergulhada numa opressão insustentável de resignação forçada. Apanhado nessa armadilha da brutalidade, o ser humano procura, em primeiro, alimentos, aquecimento, luz. Gestos estranhamente banais de volta às necessidades básicas, desejo de segurança física e psicológica, procura de equilíbrio. No coração da guerra, fazer amor? Qualquer tentativa de fazer amor é um ato inútil de resistência para superar o medo e ter assim um momento no qual o perigo é afastado. No momento em que mais precisamos do poder de cura da intimidade, o amor e o desejo tornam-se simples balões esperando arrebentar. 

Sobre os diretores

Tarzan e Arab Nasser – com nomes reais de Ahmed e Mohamed Abu Nasser – cresceram em Gaza. Nasceram em 1988, um ano depois dos últimos cinemas serem fechados em Gaza. Se apaixonaram por cinema trabalhando com o cinegrafista palestino Khalil Al Mozayen, passando por quatro anos na produção de vanguarda na indústria cinematográfica de Gaza. 

Em 2010, Tarzan e Arab ganharam o prêmio “Young Artist of the Year Award” da A.M. Qattan Foundation pelo projeto artístico “Gazawood”, uma série de posters hollywodianos modificados com artes do exército israelense na Palestina. Os pôsteres ganharam exposições pelo mundo inteiro. 

Em 2013, com o financiamento pessoal de Rashid Abdelhamid, filmaram o curta Condom Lead. Estão trabalhando no Palestine Project em mais dois filmes. 

17.8, quarta, 18h30, CCBB-SP, com “Gaza 36mm” e “Apartamento 10-14”

20.8, sábado, 16h30, CCBB-SP, com “Gaza 36mm” e “Apartamento 10-14”

25.8, quinta, 16h30, CCBB-SP, com “Gaza 36mm” e “Apartamento 10-14”

 

Ave Maria

Palestina, França e Alemanha| 2015|14 min. 

Gênero: Drama  

Direção:  Basil Khalil

Idioma: Árabe com legendas em português

Casting: Maria Zreik, Huda Al Iman, Shady Srour, Ruth Farh, Iaya Koren

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4zkWieC8Z8w 

 

Sinopse

A vida cotidiana de uma pequena comunidade religiosa no meio do deserto da Cisjordânia, onde habitantes fizeram voto de silêncio, é transformada pela chegada de uma família de colonos israelenses cujo carro colide contra o muro do convento. Inédito no Brasil. Indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2016. 

Sobre o diretor 

Basil Khalil nasceu em Nazaré, com pai palestino e mãe inglesa-irlandesa. Seu primeiro filme como assistente de diretor ganhou o prêmio Divine Intervention. Basil se mudou para Londres para trabalhar em produções televisivas. Hoje trabalha na produção de uma comédia de TV. 

13.8, sábado, 19h, CineSesc, com o filme “Amores, Roubos e Outras Complicações”

14.8, domingo, 14h, CCBB-SP, com o filme “Amores, Roubos e Outras Complicações”

19.8, sexta, 16h, CCSP, com o filme “Amores, Roubos e Outras Complicações” 

25.8, quinta, 14h, CCBB-SP, com o filme “Amores, Roubos e Outras Complicações”

 

Memória Fértil

Bélgica, Holanda e Palestina| 1980|99 min. 

Gênero: Drama e Documentário

Direção:  Michel Khleif

Idioma: Árabe com legendas em português

Casting: Farah Hatoum, Sahar Khalifeh

 

Sinopse

Primeiro longa-metragem filmado dentro do território da Palestina chamado de “Linha Verde”, localizado na fronteira com Egito, Jordânia, Líbano e Síria, combina ficção e documentário ao narrar a história de duas mulheres muito diferentes: Farah Hatoum, uma viúva de 50 anos e trabalhadora de Nazareth, e a escritora Sahar Khalifeh, que se divorciou e vive com a filha na área de West Bank, em Ramallah, região ocupada por Israel desde 1967. O diretor observa bem de perto o dia a dia das duas mulheres e elabora um retrato da condição da mulher na sociedade palestina, da vida dirigida pela ocupação e da dominação masculina. A história, a realidade, o futuro, as contradições da Palestina são refletidas através destas duas mulheres, a intelectual e a trabalhadora braçal – ambas na mesma luta por liberdade e dignidade.

Sobre o diretor 

Nascido em Nazaré em 1950, o autor, realizador e produtor, Michel Khleifi é um marco no cinema da Palestina.. Imigrou de Israel em 1970 e hoje vive na Bélgica. Estudou televisão e direção de teatro no Institut National Supérieur des Arts du Spectacle – INSAS e depois da graduação trabalhou em um canal de televisão belga, em seguida começou a produzir seus filmes. Já ganhou prêmios como melhor filme Árabe do Festival de Dubai (DIFF) em 2009 e vencedor do Yamagata Festival Internacional de Documentários em 2005. 

11.8, quinta, 21h, CineSesc

14.8, domingo, 16h30, CCBB-SP

28.8, domingo, 16h, CCBB-SP

 

Diálogos Árabes-Latinos

 

Apelo

Líbano, Brasil |2015| 19 minutos

Gênero: Curta-metragem

Direção: Bechara Mouzannar

Idioma: Português

Elenco: Bechara Mouzannar, Márcio Vito, Jéssica Barbosa

Trailer: https://www.youtube.cnm/watch?v=FfkY8kD8KEc&app=desktop

 

Sinopse

Bechara é um libanês que visita o Brasil pela primeira vez. Ao sair de seu hotel em Copacabana para sacar dinheiro no banco, Bechara passa por experiências inesperadas que beiram o fim da realidade e mudam sua vida. Tudo acontece por um motivo. 

Sobre o diretor

Chefe executivo do setor de Criação, Comunicação e Oriente Médio do Leo Burnett MENA, fez campanhas de publicidade para marcas como Orange, Renault, Bell, IBM, Liban Post e Alzone, entre outras marcas orientais e ocidentais. Sua especialidade é concentrar os esforços em abordagens humanas que buscam despertar inquietudes no público ao assistir uma publicidade libanesa. 

Como diretor de filmes, trabalhou por três anos dirigindo uma série de comerciais antes de entrar para a Leo Burnett, nos anos 90. 

16.8, terça, 16h, CCSP, com “Hamule”

17.8, quarta, 21h, CineSesc, com “Hamule”

26.8, sexta, 18h30, Biblioteca Mário de Andrade, com “Hamule”

 

Hamule

Chile | 2015| 70 min. 

Gênero: Documentário  

Direção:  |Mauricio Misle

Idioma: Árabe com legendas em português

Elenco: Khalid Abdalla, Laila Samy, Hanan Youssef, Bassem Fayad

Trailer:     https://www.youtube.com/watch?v=ujKNSG36_l4

Sinopse

Em fitas cassetes e de video dos anos 70, o diretor encontra recordações impactantes de sua familia na Palestina que retratam um episodio de colonização brutal. O filme reflete o trauma transmitido às gerações de descendentes da Palestina. O documentário é uma viagem íntima e pessoal pela memória fragmentada dos exilados no Chile e suas famílias, que tem como pano de fundo as questões contemporâneas do Oriente Médio. Inédito no Brasil. 

Sobre o diretor

Como cineasta independente, Mauricio é autor de documentários como “Tango chileno” (2007); “Tanz Mit der Realitat” (2008), “8 horas” (2011). Seus filmes participaram de inúmeros festivais e têm sido projetados como parte da programação do Instituto Goethe (Santiago) e Instituto Cervantes (Berlim).

16.8, terça, 16h, CCSP, com “Apelo”

17.8, quarta, 21h, CineSesc, com “Apelo”

26.8, sexta, 18h30, Biblioteca Mário de Andrade, com “Apelo”

 

Nós Descobrimos a América Antes de Colombo

Arábia Saudita | 2014 |

Gênero: Documentário

Direção: Khalid Abualkhair

Idioma: Inglês com legendas em Portuguës

Elenco: Jose Hurtado, Jesus Flores, Luisa Isabel Álvarez, Pathé Diagne. 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=IJLdPHiR8Gw 

 

Sinopse

Patrocinado pela Universidade de TAIBA, o Doutor Khalid Abualkhair conduziu a pesquisa científica que resultou na produção de um documentário para entender quem foram exatamente os descobridores da América. A pesquisa durou dois anos e meio, envolvendo mais de 30 pesquisadores da Espanha, Marrocos, Brasil, Mali e Senegal, que transitaram entre os países em busca de documentos históricos. O documentário fundamenta o valor científico das viagens realizadas e das entrevistas gravadas. O documentário foi reconhecido pela Liga das Universidades Islâmicas e pela UNESCO por seu valor científico-histórico.

Sobre o diretor

Khalid Abualkhair é membro do corpo docente da Universidade de TAIBA, do departamento de comunicação e informação. Sua área de pesquisa se concentra na presença árabe na Andaluzia e de Abu Bakr II, imperador do Mali, no descobrimento da América, meio século antes que Colombo. 

22.8, segunda, 14h, CCBB-SP

 

Imagem, Tempo e Memória

 

O Filme Perdido

Líbano/França | 2003 | 42 min. | Digital

Gênero: documentário

Direção: Joana Hadjithomas e Khalil Joreige

Idioma: árabe com legendas em português 

 

Sinopse

Hadjithomas e Joreige viajam para o Iêmen depois de saberem que alguém havia roubado o roteiro do primeiro filme deles, Around the Pink House (1999). Os dois se aventuram em uma viagem de Sanaa a Aden, cujo guia considera o cinema um pecado. No caminho encontram um cinema ao ar livre exibindo filmes de Brigitte Nielsen, em um país onde a maioria dos lançamentos é censurada. O filme perdido é uma exploração subjetiva da imagem e do status do cinema do Oriente Médio. 

Sobre os diretores

JOANA HADJITHOMAS e KHALIL JOREIGE nasceram em Beirute em 1969 e têm trabalhado juntos como cineastas, produzindo filmes de ficção e documentários. Em 1999, escreveram e dirigiram seu primeiro longa-metragem, “Around the Pink House”, seguido de muitos outros, como “Ashes”, “A Perfect Day”, “Childhood” e “Eu quero ver”. Ambos também atuam como professores universitários.

12.8, segunda, 16h30, CCBB-SP

22.8, segunda, 16h, CCBB-SP

 

Gaza 36mm

Palestina, Holanda e Qatar | 2012 | 47 minutos

Gênero: Documentário

Direção: Khalil El-Muzayen

Idioma: Árabe com legendas em Português

Trailer: https://vimeo.com/48401858

 

Sinopse

Não existem mais salas de cinema em Gaza desde que o regime imposto entendeu que a produção cinematográfica poderia ser danosa para a imagem deles, por ser uma forma de posicionamento político. Além disso, os teatros são lugares que se corromperam e foram censurados. O movimento fundamentalista usa uma série de ações para acabar com salas e assassinar os teatros, como uma forma e assassinato do pensamento. 

Sobre o diretor

Khalil Al-Mozayen é um diretor palestino com grande experiência em direção, produção, técnico de som e câmera. Formou-se em Direção de Cinema na Civilization Academy em 1997, dirigindo a agência e notícias Ramattan News Agency Palestine por quase uma década. Tornou-se diretor do canal palestino “Palestine”, no qual ocupa a mesma posição desde 1999. Já participou de eventos e realizações das Nações Unidas e da Swiss Agency. Conduz cursos intensivos e treinamentos em várias instituições, incluindo Al Azher e Birzeit University. 

17.8, quarta, 18h30, CCBB-SP, com “Operação Condom Lead” e “Apartamento 10-14” 

20.8, sábado, 16h30, CCBB-SP, com “Operação Condom Lead” e “Apartamento 10-14”

25.8, quinta, 16h30, CCBB-SP, com “Operação Condom Lead” e “Apartamento 10-14”

 

Êxodo no Espaço 

Palestina |2009|5 min. 

Gênero: Ficção Científica  

Direção:  Larissa Sansour

Idioma: Árabe com legendas em português

Elenco: Larissa Sanssour

Trailer: https://vimeo.com/5199652 

 

Sinopse

O filme acompanha a própria diretora Larissa Sansour em uma jornada fantasmagórica através do universo, ecoando as temáticas de Stanley Kubrick no filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”: evolução humana, progresso e tecnologia. Entretanto, em seu filme, Larissa Sansour explora a ideia de uma primeira Palestina no espaço e, em referência ao próprio desembarque na Lua de Armstrong, ela interpreta este teórico gesto de “ um pequeno passo para a Palestina, um grande salto para a humanidade”. Cada detalhe do filme oferece um ponto de vista desafiante e mágico do deslocamento palestino. Junto com “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana” e “Estado-Nação”, compõe a trilogia Sci-Fi da diretora Larissa Sansour. Inédito no Brasil.

Sobre a diretora

Nascida em Jerusalem, Larissa Sansour estudou em Copenhagen, Londres e Nova Iorque. Possui um trabalho interdisciplicar imersa no discurso político utilizando vídeo, fotografia, instalações e esculturas. Já expos em bienais de Instanbul, Busan e Liverpool, como também na Tate Modern em Londres e Centre Pompisou em Paris. Dirigiu a trilogia Sci-Fi “Exodo no Espaço”, “Estado-Nação” e “No futuro eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”. 

11.8, quinta, 19h, CineSesc, com “Ondas 98”, “Estado-Nação” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

17.8, quarta, 16h30, CCBB-SP, com “Ondas 98”, “Estado-Nação” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

18.8, quarta, 16h, CCSP, com “Ondas 98”, “Estado-Nação” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

20.8, sábado, 14h30, CCBB-SP, com “Ondas 98”, “Estado-Nação” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

23.8, terça, 19h, Casa das Rosas, sessão ao ar livre com “Ondas 98”, “Estado-Nação” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

27.8, sábado, 14h30, CCBB-SP, com “Ondas 98”, “Estado-Nação” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

 

Estado-Nação

Palestina | 2012| 9 min. 

Gênero: Ficção-Científica  

Direção:  Larissa Sansour

Idioma: Árabe com legendas em português

Elenco: Larissa Sansour

Trailer:     https://www.youtube.com/watch?v=WnlvX7bSzBg 

 

Sinopse

Combinando um cenário digital, atores reais e trilha sonora árabe eletrônica, o filme aborda uma solução vertical para a questão palestina, quando o Estado Palestino surge na forma de um único arranha-céu, chamado Estado-Nação.

Sobre a diretora

Nascida em Jerusalém, Larissa Sansour estudou em Copenhagen, Londres e Nova Iorque. Possui um trabalho interdisciplicar imerso no discurso político, utilizando vídeo, fotografia, instalações e esculturas. Já expôs em bienais de Instanbul, Busan e Liverpool, como também na Tate Modern, em Londres, e Centre Pompisou, em Paris. 

11.8, quinta, 19h, CineSesc, com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

17.8, quarta, 16h30, CCBB-SP com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana

18.8, quarta, 16h, CCSP, com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

20.8, sábado, 14h30, CCBB-SP com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana” 

23.8, terça, 19h, Casa das Rosas, sessão ao ar livre com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

27.8, sábado, 14h30, CCBB-SP, com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”

 

No futuro, eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana

Palestina | 2015|27 min. 

Gênero: Ficção Científica  

Direção:  Larissa Sansour

Idioma: Árabe com legendas em português

Trailer: https://vimeo.com/148158228     

 

Sinopse

O filme busca fazer a convergência entre ficção científica, arqueologia e política. Nesse contexto, um grupo de resistência narrativa constrói um depósito no subterrâneo de porcelana que pertenceria a uma civilização inteiramente ficcional. O objetivo deste grupo é influenciar a história e sustentar reivindicações futuras para suas terras que estão desaparecendo. Uma vez desencavadas, essas peças de porcelana provarão a existência deste falso povo. Através da criação do próprio mito e das provas que o evidenciariam, o grupo completa uma intervenção histórica, de fato criando uma nação. Junto com “Estado-Nação” e “Êxodo no espaço”, compõe a trilogia Sci-Fi da diretora Larissa Sansour. Inédito no Brasil. 

Sobre a diretora

Nascida em Jerusalem, Larissa Sansour estudou em Copenhagen, Londres e Nova Iorque. Possui um trabalho interdisciplicar imersa no discurso político utilizando vídeo, fotografia, instalações e esculturas. Já expos em bienais de Instanbul, Busan e Liverpool, como também na Tate Modern em Londres e Centre Pompisou em Paris. Dirigiu a trilogia Sci-Fi “Exodo no Espaço”, “Estado-Nação” e “No futuro eles se alimentaram da mais sofisticada porcelana”. 

11.8, quinta, 19h, CineSesc, com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “Estado-Nação”

17.8, quarta, 16h30, CCBB-SP com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “Estado-Nação”

18.8, quarta, 16h, CCSP, com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “Estado-Nação”

20.8, sábado, 14h30, CCBB-SP com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “Estado-Nação”

23.8, terça, 19h, Casa das Rosas, sessão ao ar livre com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “Estado-Nação”

27.8, sábado, 14h30, CCBB-SP, com “Ondas 98”, “Êxodo no Espaço” e “Estado-Nação”

 

Recollection

Alemanha| 2015| 70 min. 

Gênero: Documentario  

Direção: Kamal Aljafari

Idioma: Árabe com legendas em português

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YyqO3DtNruU 

 

Sinopse

 Os filmes de ficção americanos e israelenses feitos na cidade de Jaffa dos anos 60 até a década de 90 constituem a base para a história de um sonho. Todos os protagonistas são removidos do filme original, deixando um set vazio construído na cidade. Assim, o impossível torna-se possível a partir da perspectiva do “eu”, especialmente filmando o passado e compondo um álbum de retratos feito de memórias. Inédito no Brasil. 

Sobre o diretor

Kamal Aljafari possui graduação na Academy of Media Arts, em Colônia-Alemanha. Seus premiados filmes “O Teto” e “Porto das Memórias” misturam documentário, ficção e memórias pessoais para representar complexos retratos das comunidades palestinas nas cidades de Ramleh e Jaffa, que permitem o desenvolvimento de um olhar sobre comunidades sempre ignoradas e em perigo de dispersão. Marcadamente políticos, os filmes de Aljafaria representam sua ideologia enquanto uma poesia cinematográfica com toques de humor.

16.8, terça, 20h, CCSP

17.8, quarta, 19h, CineSesc, com “Ondas 98”

19.8, sexta, 16h30, CCBB-SP

 

Nos últimos dias da cidade

Egito, Alemanha, Reino Unido, Emirados Árabes | 2016| 118 min. 

Gênero: Drama 

Direção:  Tamer el Said

Idioma: Árabe com legendas em português

Elenco: Khalid Abdalla, Laila Samy, Hanan Youssef, Bassem Fayad

Trailer:     https://www.youtube.com/watch?v=IVBvKaWGFbQ 

 

Sinopse

Centro do Cairo, 2009. Khalid, um cineasta de 35 anos, está lutando para fazer um filme que capture a alma de sua cidade enquanto lida com a perda em sua vida. Com a ajuda de seus amigos, que enviam filmagens de suas vidas em Berlim, Beirute e Bagdá, ele encontra a força para seguir, passando pela dor e a delicia de viver nos últimos dias da cidade.

Sobre o diretor

Tamer El Said é um director egípico que estudou Direção de Filmes no High Institute of Cinema, onde se formou. Trabalhou nas áreas de direção de comerciais e produções cinematográficas na produtora AD. Em 2007 fundou a produtora de filmes independentes Zero Production,  onde produziu vários documentários prêmiados e seu ultimo longa metragem “Nos últimos dias da cidade”. 

14.8, domingo, 18h30, CCBB-SP

15.8, segunda, 19h, CineSesc

19.8, sexta, 20h, CCSP

28.8, domingo, 18h, CCBB-SP

 

Pequenos Olhares 

Crianças da Guerra

Iraque | 2013 | 10 minutos

Gênero: Drama/Animação

Direção: Medoo Ali

Idioma: Sem diálogo

Elenco: Saif Salh

Trailer: https://vimeo.com/111850578

 

Sinopse

Em um orfanato no Iraque, uma criança revela suas piores experiências em período de guerra através de desenhos. Sua infância é contornada de acontecimentos trágicos, como a morte de seu pai, o que mostra uma perspectiva sobre a guerra no Iraque ainda não revelada. 

Sobre o diretor

Medoo Ali começou a trabalhar como cineasta após a queda de Saddam Hussein em 2013 no Iraque. Trabalhou nos filmes “Son of Babylon”, “In My Mother s Arms” e “In The Sands of Babylon”, além de codirigir o filme “Nesma s Birds”. Medoo dirigiu seu primeiro curta, “Children of War”, como parte do programa Iraqui Independent Film Centre s 2013. O curta foi selecionado para o Festival de Dubai em 2013 e 2014, além do Festival de Seattle e Middle East Now!. Seu curta mais recente chama-se “Taste of Life”. 

12.8, sexta, 19h, CineSesc, com “Os poços”

13.8, sábado, 14h, CCBB-SP, com “O Profeta”

20.8, sábado, 16h, CCSP, com “O Profeta”

21.8, domingo, 14h, CCBB-SP, com “O Profeta”

 

Desenhando Por Sonhos Melhores 

Palestina | 2015| 4 minutos

Gênero: Animação

Direção: May Odeh, Dia Azzeh

Idioma: Sem diálogo

Elenco: sem elenco

 

Sinopse 

Usando desenhos de crianças palestinas entre 9 a 12 anos de idade, “Drawing for Better Dreams” leva à discussão da ocupação do território palestino sob o olhar das crianças presentes nesses espaços. Usando a animação, o filme trata sobre a percepção das crianças perante aos acontecimentos diários e como o sonho tem grande poder - e necessidade - no território.  

Sobre o diretor

May Odeh nasceu na Palestina em 1981. Formada em Estudo da Televisão e Rádio na Birzeit University, trabalhou como correspondente para canais de televisão como Al-Jazeera Childrens Channel. Produziu filmes com a temática da Palestina, como “Laila s Birthday”, “Salt of This Sea”, “Rico in the Night”, entre outros. É membro do Zan Studio em Ramallah (Palestina). 

16.8, terça, 21h, CineSesc, com “7, Rue de la Folie”

18.8, quinta, 20h, CCSP, com “7, Rue de la Folie”

21.8, domingo, 18h30, CCBB, com “Homens de Argila”

 

O Superman Iraquiano

Iraque | 2015 | 2015

Gênero: Animação

Direção: Sajjad Abbas

Idioma: Árabe com legendas em português

 

Sinopse

Uma criança constrói um pequeno dispositivo para salvar seu pai da prisão Abo Ghraib, no Iraque. Suas expectativas são destruídas quando encontra abandono e tortura com os prisioneiros. Ele sonha em encontrar seu pai num futuro melhor. 

Sobre o diretor

Sajjad Abbas é graduado no Instituto das Belas Artes, em Bagdá. Participou de inúmeras exposições visuais e trabalha como membro do departamento de arte da Iraqui Independent Film Center. Completou duas animações em sua carreira, sendo “O Superman Iraquiano” parte da produção de um workshop do centro. Atualmente trabalha no Spacetoon localizado na Jordânia. 

 

 

 

ATIVIDADES DA MOSTRA: ENCONTROS E PALESTRAS

 

No ano de 2016, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consolida um de seus principais objetivos, que é criar pontes e diálogos entre cineastas árabes e brasileiros, a partir de temáticas que emergem dos próprios filmes, a fim de que esses espaços de encontros possam abrir novos olhares sobre a contemporaneidade. Teremos a honra de receber Luiz Bolognesi, Marcelo Masagão e Thiago Bradimarte Mendonça. 

 

 

Sessão de abertura, 10/08, às 20h30, Cinesesc

Exibição do filme “Homens de Argila”, com presença do diretor Mourad Boucif e do ator Jawad El Boubsi

 

Bate-papo com o diretor Mourad Boucif e o ator Jawad El Boubsi, de “Homens de Argila” – 11/08, às 20h

Al Janiah

Festa de abertura – 13/08, às 20h

Al Janiah 

 

 “O cinema e as sombras da História” Mourad e Thiago [13/08] – CCBB, 19h30

Algo que aproxima a cinematografia árabe da cinematografia brasileira é um lugar de observação especifico, formado pelas narrativas daqueles que permaneceram nas sombras da história. Nos últimos anos, vários cineastas vêm redirecionando seus roteiros e suas câmeras para esses sujeitos, afirmando a centralidade de suas narrativas para a compreensão de nosso presente. 

 

Traços, sonhos e distopias – Cinema da Vela  

Luiz Bolognesi [16/08] – Cinesesc, 20h 

O cinema historicamente contribuiu para a forma como imaginamos cenários distópicos. Em um momento no qual a necessidade de criatividade política faz-se presente no mundo todo, acompanhamos novas produções, incluindo filmes de animação, que reviram a história em busca dos riscos de que novas catástrofes se repitam. Que diálogos podemos estabelecer com esses cineastas?

 

“Imagem, Tempo e Memória” 

Marcelo Masagão [17/08] – CCSP, 21h10

Caso recusemos aceitar a ideia de origem como princípio ou começo e passemos a considerá-la como algo que pode irromper a qualquer instante, quais os elementos que norteiam o modo como organizamos as imagens? De que forma a abertura de outras relações com o tempo e com a memória pode auxiliar na busca de respostas para a contemporaneidade? A atividade contempla um bate-papo com o diretor Marcelo Masagão, a partir do filme “Recollection” de Kamal Aljafari. 

 

“Cinema, ruínas e territórios” Khalil Al Muzayen [20/08] – CCBB, 19h30 

Qual o papel que o cinema pode ter para um povo que sobrevive a constantes ataques e que luta para sobreviver em seu território? É possível que uma comunidade se territorialize por meio do cinema? Memórias podem emergir em meio a ruínas para recompor a imaginação e a esperança das pessoas? Essas são algumas das questões que serão debatidas com o convidado Khalil Elmuzayeen, Diretor do Festival de Cinema de Gaza. 

 

Exibição ao ar livre com trilha sonora ao vivo 

Casa das Rosas [23/08] 

A atividade consiste na primeira exibição ao ar livre da Mostra Mundo Árabe de Cinema com a trilogia futurista da diretora palestina Larissa Samsour.

 

As múltiplas dimensões da obra de Khalil Gibran 

Jamil Iskandar [25/08] – Biblioteca Mário de Andrade, 20h30 

O professor Jamil Iskandar irá apresentar um panorama sobre as contribuições do pensamento do autor libanês Khalil Gibran a partir do filme “O profeta”, de Roger Allers. 

 

 

Serviço:

 

CineSesc - SP

Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César

São Paulo / SP

Fone: (11) 3087-0500

email@cinesesc.sescsp.org.br

Forma de pagamento: dinheiro, cartões de crédito e débito.

Acessibilidade para cadeirantes e obesos.

Capacidade 244 lugares

Ingressos 

R$ 12 | R$ 6 | R$ 3,50

Abertura, 10 de agosto, às 20h30: grátis, distribuição de ingressos a partir das 19h

 

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares) 

Rua Álvares Penteado 112, Centro – São Paulo (próximo às estações do metrô Sé e São Bento)

Telefone: (11) 3113.3651/52

Funcionamento: quarta a segunda, das 9h às 21h

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp  

www.facebook.com/ccbbsp

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal // Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua Santo Amaro, 272 - R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272  e na  Rua da Quitanda, nas proximidades do CCBB. No trajeto de volta tem parada no metrô República.

 

Biblioteca Mário de Andrade 

R. da Consolação, 94 - Consolação, São Paulo - SP, 01302-000 

Horário: aberto 24 horas 

(11) 3775-0002 

Entrada franca

 

Centro Cultural São Paulo

Data: de 16 a 21 de agosto de 2016

Horário: 16h e 20h

Local: Sala Lima Barreto (99 lugares)

Classificação: Livre

Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Consulte condições especiais na bilheteria do cinema.

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade

Informações ao público: 3397-4002

Possui restaurante, ar-condicionado, banheiros e elevadores adaptados

Não possui estacionamento ou local para fumantes

 

Al Janiah 

R. Álvaro de Carvalho, 190 - Centro, São Paulo - SP, 01050-070 

Horário: de quarta e sexta-feira, 18h30 às 00h30. De sexta-feira e sábado, 18h30 às 2h. 

(11) 98392-9246

 

Casa das Rosas

Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário: terça a sábado, 10h às 22h. De domingo, 10h às 18h

(11) 3285-6986

Entrada franca