Brasileiras formam cooperativa de culinária no Líbano

Ter, 06/09/2016 - 15:40

Na cidade de Sultan Yacoub, no Líbano, existe um gostinho de comida brasileira. É lá que a cooperativa 3 Chef produz salgados como pasteis, coxinhas e pães de queijo, que são vendidos em cafeterias, restaurantes, supermercados, festas, feiras e outros eventos na região.

A cooperativa nasceu da parceria de três amigas brasileiras, Sawsan Saleh, Luzia Watanabe e Sana Kadri. O negócio foi registrado formalmente junto ao governo libanês em 2013 para que o trabalho pudesse ganhar visibilidade.

“Como cooperativa, temos mais benefícios. Ganhamos treinamentos, as ONGs nos visitam e nós vendemos para elas. Quando você é formalizado, seu produto é visto com outros olhos. Quando há feiras e palestras, o pessoal nos chama e o Ministério da Agricultura sempre dá um empurrãozinho”, conta Saleh.

Reunindo hoje 12 pessoas, todas brasileiras, a 3 Chef conta com uma cafeteria própria dentro do campus do Vale do Bekka da Lebanese International University e outra cafeteria parceira, na cidade de Ghaze, perto de Sultan Yacoub, onde os salgados e também os churros feitos pela cooperativa são vendidos. Os quitutes da cooperativa são comercializados ainda em cem supermercados, tudo com a marca 3 Chef.

Segundo Sultan, a coxinha é o salgado que mais vende. Por semana, são feitas cinco mil dúzias apenas deste salgado para a clientela. Ela conta ainda que na cafeteria da universidade, os clientes encontram não só a comida brasileira, mas também música nacional e guaraná. “Tudo para se sentir no Brasil”, afirma.

Já para os supermercados, as brasileiras oferecem também iguarias libanesas como quibe, burak (salgado feito com massa folhada e recheado com queijo), e shish barak (prato feito de pequenos bolinhos de massa recheados com carne e cozidas em um ensopado de iogurte natural).

Sultan diz que, este mês, elas também pretendem acrescentar pão de batata ao cardápio da cooperativa. Os libaneses interessados em experimentar a comida da 3 Chef podem fazer encomendas para eventos como festas, casamentos e outras celebrações. As brasileiras produzem um cardápio variado de salgados e doces, incluindo o tradicional brigadeiro.

A cooperativa também tem interesse em expandir sua área de atuação e busca parceiros para abrir uma nova cafeteria, desta vez, na capital do país. “Estamos abertos para quem quiser abrir em Beirute. Queremos estar presentes em todo o território libanês”, diz Sultan.

Contato

Cooperativa 3 Chef

Site: www.facebook.com/3chefs/?ref=ts&fref=ts

Tel.: 03 146118

E-mail: saosanshaheen@hotmail.com