Brasileiro faz documentário e livro no Egito

Qua, 04/01/2017 - 22:12

Fotógrafo Marcelo Schellini produziu filme com histórias ligadas ao Egito e livro com narrativa de viagem e fotos sobre cultura árabe presente no Brasil. Trabalho faz parte de doutorado.

 

O fotógrafo brasileiro Marcelo Schellini entrega em fevereiro de 2017, ao final do seu doutorado, um livro e um documentário feitos na África e países árabes, principalmente no Egito. Schellini faz doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e os dois trabalhos são resultado da sua tese.

Schellini passou um ano e quatro meses no Egito, em dois períodos entre 2014 e o começo de 2016. O filme, chamado “Masar”, que quer dizer caminho em árabe, tem 18 minutos e conta histórias enlaçadas no Egito. Se trata de um documentário ficcional, que começa por um amigo do brasileiro, Nassuradine Adamou, do Níger, em uma biblioteca egípcia fazendo pesquisa. Schellini conheceu Adamou no Egito.

O documentário segue com Nassuradine narrando a história de Mansa Musa, imperador do Mali do século 14, contando que quando ele esteve no Egito em peregrinação a Meca, levou tanto ouro que o produto se desvalorizou no mercado local. O nigerino relata, então, que Musa falou sobre outro imperador, Abu Bakari II, que abdicou do trono para desbravar o Oceano Atlântico.

Enquanto as histórias são narradas, o filme vai mostrando imagens relacionadas ao conteúdo, como o Oceano Atlântico, no Senegal, o deserto do Egito, entre outras.

Marcelo Schellini chegou a apresentar o documentário ainda inacabado em um evento na capital paulista e quer disponibilizá-lo ao público dessa maneira, em atividades culturais ou literárias, depois de apresentá-lo na ECA-USP. A ideia também é divulgar pela internet.

O livro de Schellini terá como título “17janela18corredor” em referência a um bilhete de viagem. É a tese de doutorado do fotógrafo e traz relato de viagem juntamente com mais de 80 fotografias. O foco da pesquisa é mostrar os elementos da cultura do Norte da África, muçulmana e do mundo árabe, principalmente do Egito, que fazem parte do Brasil.

Em algumas partes do livro o doutorando mostra imagens de elementos da cultura árabe e muçulmana em território brasileiro, como mesquitas, e também fotos similares ou correspondentes em países árabes.

Em outros momentos da obra, o autor apresenta apenas fotos no Egito e faz referência ao Brasil em sua narrativa, mas não por imagens. Além do Egito, Schellini incluiu fotos feitas em outros países árabes como Mauritânia, Marrocos e Arábia Saudita, nos quais esteve em 2010, 2011 e em 2016.

O livro terá uma tiragem pequena inicialmente e será disponibilizado no site da USP. A intenção de Schellini, porém, é tentar viabilizar uma tiragem e divulgação maior para a obra posteriormente.

Nascido em Botucatu, interior paulista, Schellini começou a fotografar ainda na adolescência. Ele é bacharel em Fotografia pelo Senac-SP e mestre em Estudos de Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, da Espanha. Foi no mestrado na Espanha que Schellini teve os primeiros contatos com elementos da cultura árabe, principalmente do Norte da África, percebeu a influência na cultura brasileira e viajou pela primeira vez para a região.

Parte da estadia do fotógrafo no Egito, o período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016, foi possibilitada por uma Bolsa Sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele fez sua pesquisa na Universidade de Assuã, no Sul do Egito, mas também esteve em outras cidades, como o Cairo.

No trabalho com a fotografia, o brasileiro atua como freelancer, dá cursos e já fez várias exposições individuais e coletivas. Ele tem planos de fazer ainda um pós-doutorado na área. 

Contato:

Marcelo Schellini
Email: marceloschellini@hotmail.com
http://cargocollective.com/marceloschellini/Marcelo-Schellini