Exposição World Press Photo apresenta imagens da Síria

Qua, 04/01/2017 - 22:19
Publicado em:
0 comments

Fotografias que retratam o conflito na Síria podem ser vistas em Salvador na exposição World Press Photo, que fica na capital baiana até 29 de janeiro. A mostra, que está pela primeira vez no estado nordestino, reúne as fotografias mais importantes do jornalismo mundial e conta com 164 imagens.

As fotos do país árabe foram feitas na cidade de Douma e foram tiradas pelos fotógrafos sírios Sameer Al-Doumy e Abd Doumany, ambos para a Agence France Presse. Segundo Rafael Ferraz, organizador da exposição, além de ser fotógrafo freelancer, Doumany trabalha como paramédico voluntário na Cruz Vermelha.

Na mostra da Bahia, há quatro fotos tiradas por Al-Doumy e quatro por Doumany. “As pessoas têm lido sobre o conflito desde o início e, quando vão à exposição, elas ficam mais interessadas, querem conhecer mais, porque elas ficam muito restritas ao que é publicado nos jornais. Na exposição, elas sabem que vão ter acesso a mais fotografias e à contextualização do assunto”, avalia Ferraz.

A World Press Photo é uma organização independente e sem fins lucrativos. Anualmente, a entidade organiza seu concurso de fotografias, que em 2016 atraiu a participação de 5.775 fotógrafos de 128 nacionalidades, que inscreveram 82.951 imagens. A competição é considerada uma espécie de Oscar da fotografia documental e jornalística.

A seleção das melhores fotos foi feita por um júri em Amsterdã, que distribuiu prêmios em oito categorias para 41 fotógrafos de 21 países. As categorias do concurso são: notícias em geral; notícias em destaque; retrato; natureza; esportes; projetos de longa duração; assuntos contemporâneos e vida cotidiana. De acordo com Ferraz, Al-Doumy ficou em primeiro lugar na categoria Notícias em Destaque, e Doumany ficou em segundo lugar na categoria Notícias em Geral.

Também tem fotos na exposição e foi premiado o brasileiro Mauricio Lima, com fotos de um combatente do Estado Islâmico recebendo atendimento médico na Síria e de crianças brincando no Rio Tapajós, no Pará.

Criança síria
Na Síria, criança ferida é fotografada por Abd Doumany, que também atua como paramédico - foto: Abd Doumany

 

Serviço

Exposição World Press Photo
Local: Caixa Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador – BA
Até 29 de janeiro de 2017, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Informações pelo telefone (71) 3421-4200