Filme palestino 'O Ídolo' estreia nos cinemas

Ter, 31/01/2017 - 17:28
Publicado em:

 

Dirigida por Hany Abu-Assad, produção é baseada na história de Mohammad Assaf, vencedor do Arab Idol 2013. Entrou em cartaz em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

O sonho de Mohammad Assaf é cantar na Ópera do Cairo com sua amiga Nour. Vivendo na conturbada região de Gaza, na Palestina, o garoto deseja que o mundo todo escute a sua voz. A oportunidade aparece, ainda que sem a companhia de Nour, que precisa de um transplante de rim: de alguma maneira, Mohammad consegue chegar ao Egito e participar do Arab Idol, um famoso programa de televisão que revela talentos para a região árabe. O sucesso está próximo, mas para alcançá-lo o garoto precisará superar seus próprios medos.

Dirigido pelo palestino Hany Abu-Assad, “O Ídolo” (Ya tayr el tayer) conta a história real do garoto vencedor da edição 2013 do Arab Idol, a versão árabe dos programas de calouros que tomaram conta das emissoras de televisão de todo o mundo. Escolhido para representar a Palestina na edição do Oscar 2017 (não foi indicado), o filme entrou em cartaz nos cinemas brasileiros na quinta-feira (26).

Abu-Assad tem em seu currículo dois filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: em 2014 com Omar e em 2006 com Paradise Now, filme que levou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Nascido em 1961 em Nazaré, na Palestina, o diretor começou tarde no cinema – trabalhou por anos como engenheiro aeronáutico na Holanda –, mas já é um dos mais premiados da região árabe.

Segundo o diretor, a oportunidade de filmar a história de Muhammad Assaf o deixou arrepiado, uma vez que torceu muito pela vitória dele: “Fui flagrado pelas câmeras no meio de milhares de pessoas reunidas na praça em Nazaré para ouvir o resultado final de Arab Idol. Eu pulava de empolgação como um menino”, conta Abu-Assad no material de divulgação do filme. “Eu estava mais animado pela possibilidade de ele ganhar o Arab Idol do que pelo prêmio que eu havia ganho no Festival de Cannes três semanas antes.”

Distribuído pela California Filmes, “O Ídolo” está em cartaz em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Serviço

O Ídolo (Ya tayr el tayer)
Palestina, Drama, Livre
Direção: Hany Abu-Assad
Elenco: Ahmed Al Rokh, Hiba Attalah, Kais Attalah
Duração: 100 minutos
Em cartaz: Espaço Itaú Casa Park (Brasília-DF), Espaço Itaú Botafogo (Rio de Janeiro-RJ) e Espaço Itaú Augusta (São Paulo-SP).
Mais informações: http://www.californiafilmes.com.br/
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Bbtzz4wNzAU