Coletânea “Diálogo das Civilizações” é lançada em São Paulo

Sex, 26/05/2017 - 13:14

 

Foi lançada nesta quinta-feira, 25 de maio, em São Paulo, a coletânea “Diálogo das Civilizações: Cultura e Passagens”, publicada pela editora Unifesp. O evento aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade, um dos locais que recebeu em 2013 o seminário internacional Diálogo das Civilizações, que deu origem à obra.

O livro conta com artigos de acadêmicos de diversas áreas, brasileiros e de outros países, que defendem que as diferenças culturais não são a origem de conflitos - por meio de perspectivas histórias, filosóficas, teológicas e literárias - e que podem ser usadas para se alcançar a paz e o entendimento.

"Cada um aqui tem uma participação muito grande, em suas trajetórias, na busca do diálogo. Esse livro traduz o trabalho de todos os presentes (no lançamento) e algumas pessoas que não estão presentes, mas que também ajudaram na composição desse trabalho”, afirmou a reitora da Unifesp e uma das fundadoras do ICArabe, Soraya Smaili.

Soraya também falou sobre a fundação do instituto, há 15 anos, como algo originado da tentativa de diálogo entre as diferentes civilizações. "O Instituto da Cultura Árabe foi fruto de um grande trabalho e de muitos estudos sobre Edward Said, que ajudou muitas pessoas, inclusive eu mesma, a produzir encontros sobre coisas que estão esquecidas e o encontro com o outro, principalmente, em um mundo com tantas mobilizações e migrações”, declarou.

Soraya também mencionou a criação da Cátedra Edward Said na Unifesp, uma iniciativa feita juntamente com o ICArabe, logo após o seminário Diálogo das Civilizações, em 2013, e agradeceu também a parceria da Biblioteca Mário de Andrade para o seminário e o lançamento do livro. Ao Portal ICArabe ressaltou como a obra ajuda a valorizar o encontro da cultura árabe com outras culturas. “Não deixa de ser um encontro: a cultura árabe, a cultura brasileira, a cultura de diversos povos que se relacionam há muito séculos. Temos a oportunidade de ler um trabalho que é muito rico”, recomendou.

Também estiveram presentes no lançamento a professora Maria Arminda do Nascimento Arruda (diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), Edward Allam e Youssef Rahme (representantes do programa Study Abroad In Lebanon - SAIL) e os professores organizadores do livro Denise Milan, Javier Amadeo e Olgária Matos.

O livro pode ser adquirido com pedido pelo email administrativo@editoraunifesp.com. Professores têm desconto de 50% e alunos, de 30%.

livro