Poeta brasileiro e ex-presidente do ICArabe faz palestra no Líbano

Dom, 15/04/2018 - 11:07
Publicado em:

O professor da USP Michel Sleiman falará no Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, nesta segunda-feira, 16 de abril, sobre o trabalho de escritores brasileiros de origem árabe. 

O poeta e professor brasileiro Michel Sleiman, ex-presidente do ICArabe, fará uma palestra nesta segunda-feira (16 de abril), às 19h, no Centro Cultural Brasil-Líbano, braço cultural da Embaixada do Brasil em Beirute, no Líbano. O tema será “Al-Andalus – laços do Leste e Oeste” e o foco será o trabalho de escritores brasileiros descendentes de sírios e libaneses.

De acordo com informações divulgadas pelo Centro Cultural Brasil-Líbano, Sleiman abordará a reorientalização observada no trabalho de escritores brasileiros de origem árabe, cujas famílias se mudaram para o Brasil no século 20. Segundo Sleiman, eles dão continuidade à “arabização” e mantêm viva a Al-Andalus, com singular unidade entre Oriente e Ocidente. Al-Andalus é o nome dado à região da Península Ibérica que foi governada por muçulmanos.

Sleiman nasceu na cidade gaúcha de Santa Rosa e é filho de libaneses que se migraram para o Brasil na década de 1960. Ele morou e estudou em Beirute. Formado em Língua e Literatura e professor da área na Universidade de São Paulo (USP), o brasileiro é também autor do livro de poemas Ínula Niúla e dos livros de ensaios A Arte do Zajal e A Poesia Árabe-Andaluza. Hoje ele coordena oficinas de tradução para a poesia árabe, dedica-se a uma nova tradução do Alcorão e orienta pesquisas sobre poesia, literatura árabe e literatura comparada. Sleiman é doutor em Letras pela USP.

A palestra no Centro Cultural Brasil-Líbano será feita em inglês. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados. Ela começará 19h e está previsto que acabe 21h.

Serviço:

Palestra ““Al-Andalus – laços do Leste e Oeste”
Com Michel Sleiman
Segunda-feira, 16 de abril de 2018, às 19h
Centro Cultural Brasil-Líbano – Beirute
Entrada franca
Mais infomações: https://www.facebook.com/Brasiliban/