Cátedra Edward Said promove seminário sobre o Líbano

Sex, 11/05/2018 - 11:50
Publicado em:

A Cátedra Edward Saïd de Estudos da Contemporaneidade, uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto da Cultura Árabe, promoverá, nesta terça-feira, 15 de maio, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, a terceira edição do evento O Mediterrâneo entre Oriente e Ocidente: Formação Cultural e História do Mundo. O objetivo do encontro é apresentar o Líbano como espaço de coexistência e trânsito de culturas e valores.

A primeira edição aconteceu em 2013, e a partir dela foi lançado o livro Diálogo das Civilizações pela editora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2017, quando ocorreu simultaneamente o segundo encontro. O livro foi organizado por Denise Milan (descendente de libaneses), Olgária Matos (de ascendência síria) e Javier Amadeo.

O seminário terá início às 14h com a apresentação O Passado do presente: a História do Mundo e a Épica de Gilgamesh, do professor Edward Alam. Às 15 horas, Reflexões sobre a História da História do Mundo: Viagem e História mundial no século XXI, com o professor Youssef Rahme. Alam é cofundador e Rahme é diretor do Cedars Institute, no Líbano. Ao final das explanações, haverá um debate.

O evento é gratuito e senhas serão distribuídas no local uma hora antes do início. O encontro é uma parceria entre a Cátedra Edward Said, da Unifesp, a Universidade de São Paulo (USP) e a Biblioteca Mário de Andrade.

Serviço

O Mediterrâneo entre Oriente e Ocidente: Formação Cultural e História do Mundo
Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, nº 94 – São Paulo, SP
15 de maio, das 14 às 17 horas
Página do evento no Facebook

Realização: Cátedra Edward Said da Unifesp, Reitoria da USP, Reitoria da Unifesp e Diretoria da Biblioteca Mário de Andrade 

Livro que resultou da primeira edição do evento:

livro