Encontro de Contadores de Histórias terá artistas árabes

Ter, 22/05/2018 - 14:19
Publicado em:

A oitava edição do Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias acontece na capital paulista de 22 a 26 de maio, com a presença de artistas internacionais, inclusive dois árabes: Nacer Khémir, da Tunísia, e Malika Halbaoui, do Marrocos.

O encontro terá programações no Sesc Bom Retiro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Cinemateca Brasileira e no Auditório Ibirapuera. Ele é bienal e contará com cerca de cem atividades gratuitas, entre espetáculos, oficinas, rodas de conversas e intervenções artísticas.

Para a curadora e idealizadora do evento, Regina Machado, “contar histórias é uma arte que existe desde o começo dos tempos, que viaja pelas épocas e lugares da humanidade”.

Além dos contadores árabes, outros convidados internacionais serão Charlotte Alston (EUA), Ana Sofia Paiva (Portugal), Merceder Carrión (Peru) e Pepito Matéo (França). Entre os artistas brasileiros, estarão André Gravatá, Cristino Wapichana, Daniel D’Andrea, Eric Chartiot, Marcus Borja, Marcelo D’Salete, Rosana Reátegui, Tião Carvalho e Vinícius Mazzon.

As Noites de Contos são destaque da programação, no Sesc Bom Retiro, com apresentações em 22, 23 e 24 de maio, sempre às 20h. Na quinta-feira (24), a noite será árabe, com Halbaoui e Khémir.

A marroquina é contadora, poeta e letrista de canções, e usa corpo e voz em seu espetáculo; já o tunisiano é contador, diretor de cinema e escritor, e apresenta histórias contadas pela mãe na infância e sobre a cultura de seu país. Haverá tradução consecutiva para o português e tradução simultânea de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Khémir será homenageado com uma mostra de seus filmes na Cinemateca Brasileira, de quinta-feira (24) a domingo (27), e no encerramento haverá um debate com o artista.

Ainda na programação, Halbaoui e Khémir participarão de oficinas de contação de histórias na Oficina Cultural Oswald de Andrade, terça (22) e quarta-feira (23), das 9h às 13h. Às 10h da manhã do dia 24, quinta-feira, Khémir participará da oficina “Palavra de Contador”, no mesmo local.

Para concluir o encontro Boca do Céu, haverá o show de encerramento Todo nó cego eu desato, no Auditório Ibirapuera, na sexta-feira (25) às 20h, trazendo contos tradicionais e músicas de cancioneiro popular do Brasil, de Portugal e da tradição afro-americana.

Toda a programação é gratuita, e para o show de encerramento e as Noites de Contos, é preciso retirar os ingressos na bilheteria do local com uma hora de antecedência. Todas as apresentações das Noites de Contos contarão com tradução simultânea em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), e tradução consecutiva para o português, quando necessário. Mais informações e a programação completa estão no site do evento.

Serviço:

Boca Do Céu – Encontro Internacional De Contadores De Histórias
22 a 26 de maio – São Paulo
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Sesc Bom Retiro – Alameda Northmann, 185 – Bom Retiro
Auditório Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino