Ciclo de palestras e debates "Imigrantes e Refugiados"

Dom, 29/04/2012 - 16:24
O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir de 1º de maio, às 19h, o ciclo de palestras e debates "Imigrantes e Refugiados: Deslocamentos em um Mundo em Crise", que acontece nos meses de maio, junho e agosto, no cinema do CCBB São Paulo. O evento será iniciado com o tema Imigrantes, Estranhos, Estrangeiros: Discriminação e Sofrimento na Era da Emergência. Com entrada gratuita, o ciclo de palestras e debates trará psicanalistas, cientistas sociais e antropólogos para debater questões, dilemas e políticas que levem em conta as vicissitudes e direitos dos imigrantes e refugiados, assim como os principais desafios nesta área para a sociedade brasileira.

Em complemento às palestras e debates, o projeto desenvolve ainda atividades de interação cultural, como apresentações cênicas, de música e audiovisual, que abrem ou encerram os trabalhos de cada encontro. Entre as apresentações, destaque para o espetáculo teatral "Estranho Familiar" com os atores André Guerreiro Lopes e Nadja Turenko; exibição de trechos do filme "Incêndios", direção de Denis Villeneuve e a percussão, violão e canto de WEM e Rodrigo Fuji.

Para a curadora, a Professora Doutora Miriam Debieux Rosa, o ciclo visa a promover debates que articulem os processos políticos e sociais dos deslocamentos e seus desdobramentos para subsidiar projetos políticos que incluam a diversidade da experiência humana nas cidades. “O evento se insere no contexto dos acontecimentos sociais mundiais que geram grandes reflexos e impactos na sociedade e cultura do País, visto a formação integrada e miscigenada do território e do povo brasileiro e por conta da existência de milhares de brasileiros no exterior. Ganha urgência pela situação dos deslocados que buscam um lugar no mundo e atravessam as fronteiras brasileiras”, explica.

Migrantes, imigrantes e refugiados

Questões como a concepção de imigrante e o modo de relação entre pessoas e povos que são culturalmente diferentes, os desafios para pensar a figura do imigrante na contemporaneidade, as particularidades sócio-histórico-culturais dos países árabes e islâmicos e as vivências e percursos dos imigrantes e refugiados, que se veem forçados a sair de sua terra natal por guerras, perseguições políticas e outras formas de violência serão alguns dos temas bordados durante os seis encontros do ciclo de palestras e debates “Imigrantes e Refugiados”.

O ciclo terá a presença de nomes reconhecidos do cenário acadêmico e social, entre eles, o antropólogo, sociólogo e médico Didier Fassin, ex-vice-presidente dos Médicos Sem Fronteiras; o sociólogo e cientista político Emir Sader; o Secretário Nacional de Justiça Paulo Abrão; a professora livre-docente, diretora cultural e científica do Instituto da Cultura Árabe e organizadora da Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema Soraya Soubhi Smaili e o diretor do Centro de Estudos Migratórios de São Paulo e professor do Instituto de Teologia São Paulo Paolo Parise, entre outros.

Exclusão, violência e vulnerabilidade

O Laboratório Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da USP e o Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Política do Programa de Pós-Graduação da PUC-SP há sete anos vêm desenvolvendo o Projeto Migração e Cultura, com atividades de pesquisa e de intervenção junto a migrantes, imigrantes e refugiados. A equipe tem desenvolvido uma prática psicanalítica clínico-político-cultural ancorada por uma escuta específica da “cultura do outro”. As experiências de atendimento, por parte de psicólogos e psicanalistas, são realizadas com pessoas vindas de um contexto de exclusão, violência e vulnerabilidades, com sofrimentos vinculados a deslocamentos espontâneos ou forçados. As atividades centralizam-se na Casa do Migrante, um ambiente perpassado de línguas, hábitos, crenças e costumes diferentes.

“O mercado, no seu processo de globalização, desloca-se livremente cada vez mais, no entanto, revela restrições quando se trata do deslocamento das populações. As imigrações espontâneas ou forçadas por guerras, catástrofes ou situações sociais e políticas têm ocorrido maciçamente. Os recentes acontecimentos no mundo árabe e no continente africano estão provocando o deslocamento dos deslocados da globalização. Somalis, eritreus, etíopes e outros refugiados reencontram violência na travessia de fronteiras na busca de refúgio nos países vizinhos. Temos ainda as questões tensas de imigração para a Europa e Estados Unidos e, no Brasil, das imigrações vindas especialmente da Bolívia, Colômbia e recentemente, Haiti. Em nome da governabilidade pode-se constatar a ideologização do direito de ir e vir e da liberdade individual, assim com o acirramento – especialmente nos países economicamente fortes – de leis e ações de segregação e discriminação contra migrantes e imigrantes”, afirma a curadora Miriam Debieux Rosa.

PROGRAMAÇÃO:

Maio de 2012

Dia 1º de maio, terça-feira, às 19 horas

Imigrantes, Estranhos, Estrangeiros: Discriminação e Sofrimento na Era da Emergência

O primeiro dia do evento abordará e debaterá a concepção de imigrante e o modo de relação entre pessoas e povos que são culturalmente diferentes. Os fragmentos do espetáculo teatral, que é apresentado antes do debate, Estranho Familiar, são livremente inspirados no conto O Espelho, de João Guimarães Rosa e nos impactam com a experiência e estranheza do protagonista com a sua identidade.

Palestrante – Didier Fassin (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris e Institute for Advanced Study, Universidade Princeton; ex-vice-presidente dos Médicos sem Fronteiras)

Palestrante/coordenador – Edson Luis André de Sousa (UFRGS)
Atividade cultural – Teatro: fragmentos do espetáculo Estranho Familiar, com os atores André Guerreiro Lopes e Nadja Turenkko

Dia 8 de maio, terça-feira, às 19h30

África: Um Continente Sem História?

Os atravessamentos políticos, históricos e sociais na África, que levam ao apagamento histórico da produção de conflitos no continente, deixando como marca visível uma tendência à naturalização da miséria e violência serão o tema do encontro.

Palestrante – Emir Sader (UERJ)

Debatedor – José Moura Gonçalves Filho (USP e Instituto AMMA Psique e Negritude)

Coordenadora/Debatedora – Caterina Koltai (PUC-SP)

Atividade cultural – Música: percussão (instrumentos africanos), com Zé Benedito, Jorge Marciano e Egimar Alves

Dia 15 de maio, terça-feira, às 19h30


Mundo Árabe e Mundo Muçulmano: Enlaces Sociais e Subjetivos
No terceiro dia serão debatidas as particularidades sócio-histórico-culturais do Oriente Médio com a construção de histórias social e subjetiva, marcadas por deslocamentos e enlaces culturais, religiosos e tradicionais. Principais pontos da abordagem: a islamofobia, a participação política da mulher árabe e da mulher muçulmana, as artes e o cinema como manifestação da diversidade cultural das diferentes sociedades árabes.

Palestrante – Miriam Debieux Rosa (USP e PUC-SP)

Palestrante – Soraya Soubhi Smaili (UNIFESP-SP e Instituto da Cultura Árabe)

Coordenador – Christian Ingo Lenz Dunker (USP, Fórum do Campo Lacaniano)

Atividade cultural – Cinema: trechos do filme Incêndios, direção de Denis Villeneuve

Junho de 2012

Dia 5 de junho, terça-feira, às 19h30


Trauma e Deslocamentos Humanos: Imigração e Refúgio
Nessa data serão abordadas as dimensões subjetivas, vivências e percursos dos imigrantes e refugiados que se veem forçados a sair de sua terra natal por guerras, perseguições políticas e outras formas de violência que geram perdas e têm o trauma como consequência do deslocamento. O silêncio, gerado por vivências de humilhação, produz rupturas e impasses pela clivagem dos tempos, e, assim, as histórias pessoais e culturais não podem ser contadas e compartilhadas.  A presença do outro que se constitua em testemunha, possibilita a retomada da palavra sobre as experiências de perda e, com ela, a reorganização da história pessoal, que necessariamente se entrelaça à política.

Palestrante – Márcio Seligmann-Silva (UNICAMP)

Palestrante – Ana Maria Medeiros da Costa (UERJ e APPOA)

Coordenador – Reginaldo Nasser (PUC–SP)
Atividade cultural – Cinema: curta-metragem Home-video, direção de Lucas Rached

Dia 12 de junho, terça-feira, às 19h30

Políticas para Imigrantes e Refugiados
Será debatido o lugar das políticas de acolhimento dos imigrantes e refugiados, seja nas políticas do Estado, seja na atuação de projetos sociais de parceiros da sociedade civil e religiosa. Serão abordadas as demandas e necessidades dos imigrantes e refugiados relativas à documentação e ás dificuldades de obtenção de emprego para os refugiados. Os debatedores questionam as políticas que englobam não somente a facilitação da entrada e documentação dos imigrantes e refugiados como também o combate à discriminação, ao preconceito e à xenofobia que impedem o seu acolhimento e integração na sociedade brasileira.

Debatedor – Paulo Abrão (Secretário Nacional de Justiça, PUC-RS e Universidade Católica de Brasília)

Debatedor – Paolo Parise (Instituto de Teologia São Paulo–Itesp)

Mediador – Mauro Iasi (UFRJ).

Atividade cultural – Música: percussão, violão e canto com WEM e Rodrigo Fuji

Agosto de 2012

Dia 7 de agosto, terça-feira, às 19h30


Desafios e Perspectivas no campo da Imigração e Refúgio
O encontro deve apresentar as principais questões levantadas nos eventos Imigrantes e Refugiados: deslocamentos em um mundo em crise, organizado por Miriam Debieux Rosa, e Fronteiras em Movimento: Deslocamento e Outras dimensões do Vivido, organizado por Zilda Iokoi. Deve debater os desafios e as perspectivas no campo da imigração e refúgio e propor as direções e os encaminhamentos nessa área.

Palestrante – Miriam Debieux Rosa, curadora do projeto Imigrantes e Refugiados: deslocamentos em um mundo em crise

Palestrante – Zilda Iokoi, curadora do projeto Fronteiras em Movimento: Deslocamento e Outras Dimensões do Vivido

Debatedor – Luiz Varese (antropólogo e jornalista. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR)

Debatedor – Emir Sader (Universidade Estdual do Rio de Janeiro–UERJ)


Serviço:

IMIGRANTES E REFUGIADOS: DESLOCAMENTOS EM UM MUNDO EM CRISE – Ciclo de palestras e debates. De maio a agosto de 2012, terças-feiras, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil. Dias 1º de maio às 19 horas, 8 e 15 de maio às 19h30. Dias 5 e 12 de junho às 19h30 e 7 de agosto às 19h30. Recomendável para maiores de 14 anos. GRÁTIS.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Informações (11) 3113-3651/ 3113-3652. Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal. Capacidade – 70 lugares. www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp.

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB). Informações: (11) 3256-8935. Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.