“Estão tentando tirar dos árabes suas conquistas”, afirma Fuad Achcar, que ministrará palestra sobre o tema neste sábado, no Esporte Clube Sírio

Ter, 18/02/2014 - 14:30
Entre os temas que serão abordados estão poesia árabe pré-islâmica, o islamismo, o crescimento do Islã, invenções árabes que são usadas no ocidente – como o astrolábio, utilizado durante muito tempo na astronomia e nas navegações. Pensadores como o filósofo Ibn Sina, também conhecido como Avicena, além de algarismos arábicos, cultura árabe na Espanha e Direito completam as pautas da palestra. 

Achcar afirma que há muito tem visto o que ele chama de “desarabização” dos ensinamentos árabes. “Todos com mais de 40 anos aprenderam que os algarismos eram arábicos, hoje ensinam como se fossem indo-arábicos, a próxima geração chamará de algarismos indianos. Ibn-Sina, o pai da medicina moderna, inclusive de onde se originou a palavra medicina, originalmente era árabe, virou persa e já existem artigos colocando-o como nascido no Afeganistão”, argumenta.

O palestrante ressalta a importância dos árabes para a civilização ocidental e critica a postura das sociedades que vêm tentando, ao longo dos tempos, ocultar a realidade dos acontecimentos com o intuito de tirar dos árabes o mérito de suas conquistas. “Os árabes asseguraram ao mundo o aprendizado da cultura grega com a tradução de Sócrates, Aristóteles e tantos outros, o que não é lembrado em nenhuma enciclopédia nem ensinado nas faculdades ocidentais. Tudo isso acontece para, cada vez mais, mostrar os árabes como pessoas sem cultura e violentas, como se ainda vivêssemos na época das cruzadas”, finaliza.

A palestra é gratuita (veja serviço abaixo).

Serviço:

“A influência da literatura e cultura árabes na sociedade ocidental”, com Fuad Achcar
Dia 22 de fevereiro, sábado, às 16h
Endereço: Av. Indianópolis, 1192 - Planalto Paulista
Mais informações:  (11) 2189-8578
Entrada franca