Centro no Líbano faz concurso de poesia em português

Qui, 18/05/2017 - 22:51
Publicado em:

Um concurso de poesia no Líbano irá homenagear os 152 anos da Batalha Naval de Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. A competição é promovida pelo Centro Cultural Brasil Líbano, pelo comando brasileiro da força-tarefa marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano e pela embaixada do Brasil em Beirute. As inscrições vão até o dia 12 de junho e o vencedor leva um iPad.

O estilo de poesia do concurso é o haicai. De origem japonesa, o haicai se caracteriza por poemas curtos. “É um estilo bem simples. O formato japonês tem uma rigidez, mas nossa proposta não é seguir esse padrão, mas um padrão adaptado para o Brasil”, explica Najua Bazzi, diretora do Centro Cultural Brasil Líbano. Veja ao final dessa matéria alguns exemplos de poesia haicai feita por brasileiros.

“A intenção do concurso é aproximar a comunidade civil dos militares. A ideia foi do adido cultural [da embaixada brasileira] Thiago Oliveira”, conta Bazzi. A Batalha Naval de Riachuelo é o mais importante confronto na Guerra do Paraguai, ocorreu às margens do rio Riachuelo, e deu o controle dos rios da Bacia do Prata à Tríplice Aliança.  

A competição de poesia é aberta a qualquer pessoa acima de 14 anos residente no Líbano. Todos os textos devem ser inéditos e estar escritos em língua portuguesa. Além do Ipad, o vencedor da competição receberá um certificado emitido pela Marinha do Brasil. O segundo e o terceiro colocados do concurso receberão chocolates e uma menção honrosa.

Para a definição dos ganhadores serão analisados diferentes aspectos da poesia, como adequação do título ao texto, originalidade e criatividade, qualidade das rimas e da linguagem poética e qualidade da língua portuguesa. O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação ocorrem no dia 15 de junho, às 19h.

Durante o período de inscrições para o concurso, o Centro Cultural Brasil Líbano irá promover duas oficinas preparatórias gratuitas, uma no dia 19 de maio e outra no dia 02 de junho, ambas das 18h às 20h. “Podem se inscrever quem quiser participar do concurso ou apenas se familiarizar com a poesia haicai”, destaca Bazzi.

Para quem quiser se inspirar e participar da competição, Bazzi lembra que, no Brasil, entre os principais expoentes da poesia haicai estão Paulo Leminski, Guilherme de Almeida, Afrânio Peixoto e Alice Ruiz. O edital completo do concurso pode ser solicitado pela página do centro no Facebook: www.facebook.com/Brasiliban. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 01-322905.

Veja alguns exemplos de poemas haicai:

“nuvens brancas
passam
em brancas nuvens”
Paulo Leminski

“Calor. Nos tapetes
tranquilos da noite, os grilos
fincam alfinetes”
Guilherme de Almeida